O mercado financeiro oferece oportunidades tanto no longo quanto no curto prazo. No entanto, ao começar as operações na bolsa de valores, muitos traders iniciantes não se comportam de maneira condizente com as melhores estratégias.
Além disso, muitos deles são levados pelas emoções, o que não é indicado, pois pode gerar erros fatais. Com isso, as chances de sucesso reduzem e o trader pode sair das operações com muitos prejuízos.
Pensando nisso, confira este artigo com os 7 principais erros que os traders iniciantes cometem e que você deve evitar!
1. Acreditar que pode ganhar dinheiro rápido e fácil na bolsa
A vida de trader pode parecer fácil, como mostram as imagens de pessoas operando em seus notebooks enquanto curtem um dia de praia. No entanto, essa não é a realidade da maioria dos especuladores – principalmente os iniciantes.
Muitas vezes, as pessoas veem e tratam a modalidade day trade, por exemplo, como forma de ganhar muito dinheiro de maneira simples e rápida. Nesse tipo de operação, a compra e a venda dos ativos e derivativos são feitas no mesmo dia.
Mas é importante ter cuidado, porque a realidade não é bem essa. Lucrar com a especulação é possível, mas exige conhecimento, tempo de estudo e prática. Além disso, não existe apenas o day trade, mas outras estratégias de especulação.
Para aumentar suas probabilidades de sucesso, não seja eufórico e ache que terá lucros exorbitantes em poucos dias ou semanas. É importante considerar os riscos e prejuízos. Antes de operar, é importante ter uma reserva de emergência, por exemplo.
2. Fazer operações com grande volume de dinheiro
O maior desafio do trader iniciante é gerar um histórico de resultados consistentes. No começo, os riscos pela falta de conhecimento e experiência são altos. Por isso, o ideal pode ser começar com pouco capital.
Somente após alcançar um patamar mais experiente você deve aumentar o volume financeiro que será operado. Se começar com muito dinheiro, as perdas iniciais podem trazer prejuízos desnecessários.
É sempre importante ter em mente que as perdas podem ocorrer e provavelmente ocorrerão. No início, nos falta competências que serão adquiridas ao longo do tempo. É por esse motivo que a segurança é maior quando se arrisca uma quantia menor.
Assim, o valor que você perderá durante o processo de aprendizagem será mínimo. Depois que a consistência de resultados positivos for atingida, é possível operar com montantes mais elevados.
3. Não ter disciplina e ser impaciente
Operar na bolsa não é uma atitude indicada para pessoas impacientes e que não têm disciplina. Realizar o processo sem um planejamento pode resultar em perdas expressivas e que dificultam o seu desenvolvimento no mercado.
Portanto, respeite os seus limites para que você tenha resultados positivos ao longo dos dias, meses e anos. O melhor é fazer um trading plan e definir uma estratégia de investimento que deve ser seguida e respeitada.
Depois disso, tenha paciência e disciplina, focando nos seus alvos e tendo formas de manejar o risco. Por exemplo, cadastrando o stop loss das operações para limitar perdas. Lembre-se de que o melhor caminho para o trader iniciante é o autocontrole e o autoconhecimento.
4. Deixar as emoções dominarem
É importante entender que a especulação não é um tipo de operação para qualquer pessoa. Em algum momento, o mercado poderá se comportar de uma forma diferente da esperada, o que tende a testar nossa estabilidade emocional.
Pessoas ansiosas, que se irritam com facilidade e que têm dificuldade em lidar com os próprios erros, por exemplo, terão dificuldades para se adequar a essas operações. Mas não se preocupe, porque a maioria dessas características comportamentais pode ser melhorada.
No entanto, esse processo de adaptação é lento. Busque conhecer e melhorar suas habilidades emocionais, lembrando de que elas são essenciais para que suas emoções não prejudiquem os seus resultados.
5. Tentar operar notícias sem experiência
É fato que notícias e informações econômicas mexem com o mercado. Inclusive, grandes instituições financeiras já desenvolveram poderosos algoritmos para processar esses dados e agir com a velocidade que nenhum ser humano conseguiria.
Por causa disso, não é interessante que você tente disputar com essas máquinas ou grandes players sem experiência. Em vez disso, busque reagir de forma consciente aos movimentos causados por tais eventos e mantenha sua estratégia.
Nesses momentos, é comum ter o desejo de seguir a manada, mas tenha controle emocional e foco para entender a situação. Além disso, o mercado costuma reagir de forma lógica diante de situações alarmantes. Então, em muitos casos, você pode apenas seguir o fluxo dos negócios.