Neste domingo (28/11) milhões de estudantes brasileiros participam do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa vez, as questões são de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química).
Assim como na semana passada, os portões foram fechados às 13h, as provas começam às 13h30, e os candidatos terão até as 18h30 para entregar o gabarito. O aluno deve levar caneta preta, documento com foto e estar de máscara.
Por causa da prova feita no último domingo, a estudante Larissa Silva Lacerda, de 20 anos, disse que estava menos ansiosa para a segunda etapa. "Estou um pouco nervosa, mas é menos que domingo passado. Sei que estudei, fiz o meu melhor e agora é fazer a prova com tranquilidade".
No cursinho há 3 anos, Larissa sonha em ser médica e conta que ainda não corrigiu o gabarito de Ciências Humanas, para não influenciar em suas emoções hoje. "Não corrigi meu gabarito semana passada para esperar o oficial. E, também, para eu não ficar nervosa para o segundo dia de prova".
Estratégias
A candidata Larissa Silva também utiliza o método. "Primeiro folheio a prova e sinalizo as que tem textos menores e mais fáceis. Sempre começo por matemática, mas vou alternando com natureza, para não ficar tão cansativo. Além disso, começo pelas mais fáceis e, se tiver difícil, pulo a questão e volto no final".
Entre os assuntos abordados neste domingo, Gabriel Vianna acredita que a pandemia poderá ser tema das provas de biologia e química. "Não sabemos muito bem como vai ser abordado a pandemia em química ou biologia, mas acredito que vão cobrar algo sobre virologia e questões sanitárias. Química não sei ao certo, mas deve ter também", finaliza.
Além da caneta preta, máscara e documento com foto, os estudantes deveraim levar lanche e água, pois são cinco horas de provas e 90 questões para responder entre as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira