Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Cidade Administrativa homenageia Oscar Niemeyer com projeções de imagens do arquiteto-lugardafinancas.com

Jornal Estado de Minas

Cidade Administrativa homenageia Oscar Niemeyer com projeções de imagens do arquiteto

Cores da Bandeira do Brasil realçam as curvas do criadas pelo gênio da arquitetura moderna - Foto: Tulio Santos/EM/D.A Press

Quem passou pela MG-10 na noite desta sexta-feira se surpreendeu ao ver projetadas na Cidade Administrativa, a sede do Governo de Minas, imagens de Oscar Niemeyer, o gênio da arquitetura moderna que a projetou. Trata-se de uma homenagem ao artista, que foi enterrado nesta tarde no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Ele morreu na noite da última quarta-feira, dez dias antes de completar 105 anos.

As projeções na Cidade Administrativa começaram às 20h desta sexta e serão mantidas até a próxima segunda-feira. As paredes externas são iluminadas com fotografias de Niemeyer e de várias de suas obras. As cores verde, azul e amarelo são utilizadas para realçar os traços inconfundíveis do homem que revolucionou a modo de se construir.

Foi em Belo Horizonte que Oscar Niemeyer realizou os projetos que o deixaram famoso mundialmente. O primeiro foi o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, construído a pedido do então prefeito Juscelino Kubitscheck, na década de 40. A obra mais marcante do cartão postal da capital mineira é a Igreja São Francisco de Assis, a Igrejinha da Pampulha, que pela ousadia em abrigar traços abstratos do pintor Cândido Portinari foi rejeitada pela Igreja Católica na época, só sendo admitida pela arquidiocese 14 anos após a sua inauguração.

Além da homenagem prestada pelo Governo de Minas em sua sede, o governador Antonio Augusto Anastasia decretou luto oficial de três dias no estado..