Jornal Estado de Minas
Vida integral

Heroína

Tomando como base mitos, contos de fadas, símbolos ancestrais, antigas deusas e sonhos de suas pacientes, a psicóloga e escritora Maureen Murdock escreveu “A jornada da heroína”, por meio do qual nos conduz a uma reconexão com a natureza feminina e à cura das feridas deixadas pela necessidade de adequação aos valores masculinos.
 
Maureen Murdock descreve neste livro a busca mítica da mulher contemporânea por preservar os valores femininos e se realizar pessoal e profissionalmente numa sociedade construída por e para os homens. Baseada na psicologia junguiana e dialogando com a jornada do herói de Joseph Campbell, Maureen oferece um percurso cultural e espiritual mais necessário do que nunca num mundo cada vez mais ávido pelo feminino e suas especificidades.
 
A sociedade contemporânea vive um momento bastante delicado em relação ao equilíbrio entre o feminino e o masculino. Existe uma necessidade urgente de resgatar a força que o feminino evoca e a cura de suas características dentro de nós é um caminho para a evolução da sociedade como um todo.
 
No livro, a autora aborda, em detalhes, um modelo cíclico de desenvolvimento humano, a fim de alcançar a plenitude. Assim como prega a filosofia taoista, Maureen constata que as forças do feminino e do masculino existem dentro de todos nós, homens e mulheres. No entanto, um desequilíbrio criou raízes nas estruturas sociais e contaminou a consciência das pessoas com medo, ódio e agressividade — o que também distorceu os arquétipos do inconsciente coletivo.
 
A distorção do arquétipo feminino causa vitimização, submissão, carência, dependência e complexo de inferioridade. Enquanto a distorção do arquétipo masculino traz perfeccionismo, frieza, agressividade e violência. O feminino se manifesta como aceitação, cooperação, gentileza e receptividade. O masculino como ação e realização.
 
Como Maureen observa, o homem também sofre opressões, já que desde muitíssimo cedo ele é instruído e cobrado a ignorar suas próprias emoções, engolir o choro, demonstrar força física e valentia, sendo ridicularizado até mesmo por mulheres caso tenha dificuldades para atender aos requisitos do que é considerado aceitável para um macho numa sociedade patriarcal.
 
A psicoterapeuta chama a atenção para o machismo expresso nas mulheres contra si mesmas, contra outras mulheres e contra homens.
Todos precisam acessar os sentimentos, expor as emoções, reconhecer suas vitórias e suas falhas, aceitar a si mesmos e ao próximo assim como são, manifestar gentileza e cooperação a fim de ter aperfeiçoamento psíquico espiritual, reforçando uma sociedade baseada no coletivo, nos princípios de empatia e compaixão pelo outro.
 
contatos
 
Terapias holísticas – A terapeuta holística Renata Moon aplica diversos tipos de terapias, e atende on-line e presencialmente. Leitura intuitiva de arquétipos, uma forma inovadora de leitura de cartas com o objetivo de identificar cada arquétipo para traduzir o momento pelo qual o cliente passa. Ferramenta de autoconhecimento que visualiza bloqueios e soluções para qualquer área da vida. Reiki, terapia de cura mental, emocional e física através do reequilíbrio e harmonização dos principais pontos de energia do corpo, por imposição das mãos. Cura através de mandalas de velas, que podem ser configuradas para diversos fins, como a saúde física, mental e emocional, e o equilíbrio energético. Fogo sagrado, técnica terapêutica que tem o objetivo de reintegrar o corpo físico, emocional e energético, trazendo equilíbrio através do resgate de energias que ficaram presas em dores e traumas. Leitura de tarô.
Informações e agendamentos pelo telefone e WhatsApp (31) 98597-8885.

Palestra gratuita – Frequências de Luz ® é uma terapia holística, energética multidimensional, cujo principal objetivo é ajudar as pessoas a harmonizar os seus campos energéticos, os chacras e os corpos sutis, promovendo saúde física, emocional, mental e espiritual e a se religarem ao seu Eu Superior. O instrutor Eduardo Chianca, palestrante internacional, cocriador da técnica, dará palestra gratuita em Belo Horizonte no dia 24, no Espaço Artha (Rua Paulo Afonso, 146, sala 606, Santo Antônio). E nos dias 28 e 29, haverá curso de formação em Frequências de Luz nível 1. Inscrições pelo telefone (31) 99147-5748. De 25 a 30, haverá atendimento individual. Agendamentos pelo telefone (31) 99213-3680.

Mapa de arquétipos – Desenvolvido pela psicóloga Luciana Diniz, é um método de levantamento de potenciais. Focado em consciência estratégica, utiliza a análise simbólica da astrologia sem misticismos, mas com sincronismo, conceito criado por Carl Gustav Jung. O Mapa de arquétipos com foco vocacional responde à pergunta “Para o quê eu sou necessário?”.
São quatro sessões de até 1h30min. Informações: (31) 99947-4967 ou no https://linktr.ee/lucianadiniz.psi. 
.