Jornal Estado de Minas
Vida integral

Fazendo as pazes com a ansiedade

A ansiedade e a depressão disputam o primeiro lugar na lista do “mal do século”. Sem dúvida nenhuma, é um páreo duro; acredito que as duas estão empatadas, e ambas são dos temas mais discutidos tanto na mídia quanto em redes sociais, quanto em sessões de terapia.
 
A ansiedade é vista como uma angústia cujos efeitos são nocivos em sua maioria; ela é temida, evitada e maldita. Mas, será que a ansiedade é realmente tão maléfica como a pintam?
A psicóloga Blenda Marcelletti de Oliveira escreveu o livro “Fazendo as pazes com a ansiedade”, no qual traz exemplos do cotidiano e pensamentos de estudiosos que se debruçaram sobre o assunto, somados à sua ampla experiência no consultório clínico. Faz um panorama histórico e filosófico da ansiedade para mostrar que ela pode ser benéfica e também necessária e, sobretudo, um sentimento do qual não podemos, e nem devemos, escapar.
 
A pressão para parecermos sempre felizes nas redes sociais, a dificuldade em lidar com as imperfeições do amor e a luta para encontrar a vocação profissional são alguns dos tópicos discutidos pela autora. Embora sua intenção não seja entrar nos campos da medicina ou da psiquiatria, em seu livro, Blenda ajuda o leitor a entender a fronteira entre uma ansiedade natural, intrínseca ao ser humano, e outra mais patológica, capaz de nos tornar disfuncionais mesmo nas atividades mais cotidianas.
 
O psicanalista Sérvulo Augusto Figueira assina o prefácio e afirma que, depois de ler o livro, radicaliza e pensa que “querer eliminar a ansiedade é, no fundo, tão impossível quanto tentar eliminar a força da gravidade ou a respiração, porque nós não sofremos de ansiedade, nós somos ansiedade”.
 
A autora começa a introdução mostrando um tipo de ansiedade positiva, que sua neta teve quando começou a descobrir coisas. E também relata sua ansiedade quando começou a escrever o livro. “Cada página escrita e reescrita era como um bando de borboletas batendo asas no meu estômago”, escreve Blenda. Ou seja, cada um tem suas ansiedades, e uma boa forma de aprender a usá-la a seu favor é lendo esse livro.
 
Contatos
 
Terapias holísticas – A terapeuta holística Renata Moon aplica diversos tipos de terapias, e atende on-line e presencialmente.
Leitura intuitiva de arquétipos, uma forma inovadora de leitura de cartas com o objetivo de identificar cada arquétipo para traduzir o momento pelo qual o cliente passa. Ferramenta de autoconhecimento que visualiza bloqueios e soluções para qualquer área da vida. Reiki, terapia de cura mental, emocional e física através do reequilíbrio e harmonização dos principais pontos de energia do corpo, por imposição das mãos. Cura através de mandalas de velas que podem ser configuradas para diversos fins, como a saúde física, mental e emocional, e o equilíbrio energético. Fogo sagrado, técnica terapêutica que tem o objetivo de reintegrar o corpo físico, emocional e energético, trazendo equilíbrio através do resgate de energias que ficaram presas em dores e traumas. Leitura de tarô. Informações e agendamentos pelo telefone e WhatsApp (31) 98597-8885.

Mapa de arquétipos – Desenvolvido pela psicóloga Luciana Diniz, é um método de levantamento de potenciais.
Focado em consciência estratégica, utiliza a análise simbólica da astrologia, sem misticismos, mas com sincronismo, conceito criado por Carl Gustav Jung. O Mapa de Arquétipos com foco vocacional responde à pergunta “Para o quê eu sou necessário?”. São quatro sessões de até 1h30min. Informações (31) 99947-4967 ou no https://linktr.ee/lucianadiniz.psi.

Tarô e radiônicas – A terapeuta Rose Ferraz está atendendo com tarô dos anjos, mesa radiônica, limpeza aurica, abertura de caminhos e aconse- lhamentos. Faz atendimentos on-line e presenciais. Informações e agendamentos: (31) 97509-2732.

Laya ioga – Trata-se de uma forma de ioga na qual a dissolução do eu e a fusão com a consciência suprema são alcançadas. O termo si o "estado original". O objetivo é alterar o nível de consciência da mente para um estado mais elevado, fazendo com que a mente ouça o som interno.
As sessões podem ser em grupo, individuais, on-line ou presenciais. Agende uma prática avulsa na Escola Ponto Equilíbrio com a mestra Maria José Marinho e sua assistente, professora Salete Figueredo, das 7h às 19h, pelo Whatsapp (31) 99145-7178 ou pelo telefone (31) 3225-4222. 
.