Jornal Estado de Minas
Vida integral

Bem-estar emocional

Já abordamos aqui, diversas vezes, a importância do equilíbrio para uma vida saudável: corpo, mente e espírito. Para isso, é fundamental termos hábitos saudáveis para as três áreas. Mas como as atividades físicas podem beneficiar o bem-estar emocional?
 
A prática de atividades físicas não melhora apenas o condicionamento físico, como também a saúde mental. Quem nunca ouviu falar da endorfina, hormônio produzido pelo corpo e liberado durante e após os exercícios? Conhecida como um dos hormônios da felicidade, a endorfina é um neurotransmissor produzido pelo nosso organismo. A endorfina está relacionada à sensação de bem-estar e prazer, o que ajuda no controle da irritabilidade e do estresse, cada vez mais presentes no mundo cotidiano em que vivemos. Também liberamos endorfinas quando rimos, nos apaixonamos, temos relações sexuais e até quando comemos uma refeição deliciosa. Esse hormônio minimiza ou praticamente anula os riscos de as pessoas desenvolverem problemas psicológicos. Ações positivas da endorfina em nosso corpo: controla a ansiedade e melhora o humor; aumenta a autoestima; melhora a memória, o foco e a atenção; fortalece a imunidade; aumenta a libido.
 
“A sensação de bem-estar diminui o estresse, o mau humor e a ansiedade.
As atividades físicas são consideradas como uma terapia complementar, pois auxiliam nos tratamentos psicológicos. Além disso, garantem energia e um sono mais tranquilo, beneficiando a saúde mental”, explica Márcia Karine Monteiro, psicóloga, neuropsicopedagoga e coordenadora do curso de psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (Uninassau).
 
Márcia explica que os exercícios não precisam ser pesados e complexos. “Em vez de ir para a academia e passar horas em um ambiente fechado e com muitas pessoas, há a possibilidade de caminhar, pedalar ou correr no calçadão da praia ou no parque, assim como praticar aulas de dança. Atividades ao ar livre são uma ótima opção. Mas, para ser beneficiado, é necessário torná-las parte da rotina e respeitar seus limites físicos.” Caso a ansiedade, a depressão e pensamentos negativos se intensifiquem, é importante procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.
 
O que acontece quando a endorfina está baixa? Baixos níveis de endorfina na corrente sanguínea têm sido associados a um risco maior de desenvolvimento de algumas doenças e condições, como depressão, ansiedade, irritabilidade, mau humor, estresse crônico, fadiga constante, dores de cabeça, enxaqueca crônica, insônia e  fibromialgia.
 
Como liberar endorfina? Exercícios físicos, acupuntura, meditação, contato físico, ouvir música, dar risada, luz ultravioleta. Alguns alimentos aumentam a endorfina, como por exemplo chocolate amargo, pimenta, aveia, sementes de abóbora.
 
Contatos 

Curso de ioga – A mestra Maria José Marinho e a Escola de Ioga Ponto de Equilíbrio estão formando turmas para pessoas com idade entre 60 e 80 anos para rejuvenescer, ter uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e alegria de viver. Os exercícios reduzem a depressão, abaixam a pressão arterial, elevam a imunidade e fortalecem os ossos.
As sessões serão ministradas duas vezes por semana, às terças e quintas, às 8h, 10h, 14h ou 15h. Informações e inscrições pelo telefone (31) 3223-8340 ou whatsapp (31) 99145-7178. A Ponto de Equilíbrio fica na Av. do Contorno, 4.614/10º andar, Funcionários.

Equilíbrio energético – A terapeuta energética Renata Moon aplica diversos tipos de técnicas em seções on-line e presenciais com o objetivo de proporcionar para a pessoa equilíbrio mental, emocional, físico e espiritual. O trabalho é feito a partir da leitura intuitiva de arquétipos, que mostra qual o tratamento ideal para cada um. Informações e agendamentos pelo telefone e WhatsApp (31) 98597-8885.

Tarô e radiônicas – A terapeuta Rose Ferraz está atendendo com tarô dos anjos, mesa radiônica, limpeza aurica, abertura de caminhos e aconselhamentos. Faz atendimentos on-line e presenciais. Informações e agendamentos: (31) 97509-2732.
 
Mapa de arquétipos – Desenvolvido pela psicóloga Luciana Diniz, é um método de levantamento de potenciais.
Focado em consciência estratégica, utiliza a análise simbólica da astrologia sem misticismos, mas com sincronismo, conceito criado por Carl Gustav Jung. O Mapa de Arquétipos com foco vocacional responde à pergunta “Para o quê eu sou necessário?”. São quatro sessões de até 1h30min. Informações: (31) 99947-4967 ou no linktr.ee/lucianadiniz.psi.

Curso de Tarô – O Ceiva-BH disponibiliza curso de tarô on-line gravado e disponível no Hotmart, que pode ser feito na hora que quiser. O objetivo é inserir o participante no universo do tarô, através do estudo das suas 78 cartas, e compreender este oráculo como instrumento que favorece o autoconhecimento e o despertar de si, ao desvelar a nossa identidade psíquica. Inscrições e informações pelo WhatsApp (31) 98471-2281 ou no Instagram @ceiva.bh.

Terapias holísticas – O Espaço Holístico BH, referência na área de desenvolvimento do ser humano e na formação de terapeutas holísticos conscientes, oferece cursos para se tornar profissional de diversas técnicas. Informações pelo telefone (31) 3412-5336, WhatsApp (31) 99945-5450 ou pelo e-mail contato@espacoholisticobh.com.br. 
.