Jornal Estado de Minas

Paisagens Mineiras revela as belezas do Centro-Oeste

- Foto: Mário Martins/Esp.EM/D.A Press

As tradições religiosas e os caminhos que unem o povo de Minas conquistaram o olhar de fotógrafos e encantaram o público. O Centro-Oeste do estado é o grande vencedor da primeira seletiva do Paisagens Mineiras, concurso fotográfico promovido pelo Estado de Minas com patrocínio da Petrobras, que eterniza cenas de cidades históricas, natureza, cultura e artesanato, paisagens urbanas e cozinha mineira.

Do alto da Pedra do Calhau, em Carmo do Cajuru, a 125 quilômetros de Belo Horizonte, Rodrigo Melo, de 36 anos, eternizou a fé dos devotos de Nossa Senhora do Rosário. O cruzeiro erguido para celebrar a crença de um povo foi emoldurado pela natureza em uma composição única, que recebeu 38,85% dos votos no site do concurso (www.paisagensmineiras.com.br). Assim, a foto Cruzeiro do Congado na Pedra do Calhau garantiu vaga na final, em maio.

Especializado em casamentos, o fotógrafo de Divinópolis encarou a difícil subida ao topo da pedra para um teste de luz. Nos dias seguintes, faria ali um ensaio com um casal. Teste feito, descansava com um amigo quando o vento deu movimento às nuvens e bandeirolas das festas do congado. “Fiz várias fotos, mas a vencedora foi o meu primeiro clique”, lembra o fotógrafo, que enxerga apenas de um olho desde que sofreu um acidente de bicicleta em outro cartão-postal de Cajuru, o Morro da Cruz.

Nesta semana, Rodrigo celebrou a vitória com os idosos das Obras Assistenciais Padre Augusto Cerdeira. A Vila Vicentina, como é conhecida, foi a instituição escolhida para receber um kit multimídia – com computador e impressora – e uma assinatura digital semestral do EM.

“Foi minha a competência de fazer a foto, mas a conquista é de todos. Não vejo o Paisagens Mineiras apenas como um concurso, mas também como uma vitrine”, comemorou, emocionado.

De bicicleta

Da pequena Japaraíba, a 229 quilômetros de Belo Horizonte, saiu a segunda finalista, com 36,29% dos votos. A foto do técnico em agricultura e zootecnica e ex-seminarista Sandro Maílson Fernandes, de 24 anos, é como um quadro pintado à mão. Com o título Menina de bicicleta na poeira, a foto faz da aridez da estrada de chão uma poesia. A luz obtida pelo fotógrafo amador é especial e deu orgulho aos moradores, que parou para homenageá-lo.

A imagem foi feita de maneira despretensiosa, em um passeio de bicicleta nas férias. No pôr do sol, Sandro ti rou as mãos do guidom e fotografou a amiga que seguia à frente. “É uma foto diferente e para mim simboliza um pouco da nossa forma de ser.
Saímos de improviso e sem programar fizemos arte”, diz o fotógrafo, que escolheu a Associação Cultural de Japaraíba (Ascult) para receber o kit, que ajudará a conectar com o mundo a cultura local.

 Imagens para a rede social

As duas fotos aguardam agora a escolha de outras seis concorrentes para a final, quando o vencedor receberá uma câmera profissional Canon EOS 5D Mark II. Na primeira seletiva foram mais de 300 imagens inscritas e 18.291 votos. Ao todo, são quatro eliminatórias. As fotos inscritas passam por um júri especializado, que escolhe as oito melhores para uma votação popular. As duas mais votadas em cada seletiva ganham vaga na final e o direito de premiar uma instituição.

Uma novidade desta terceira edição do Paisagens Mineiras é a criação da categoria Instagram. Para concorrer com fotos feitas para a rede social os candidatos devem antes preencher uma ficha de inscrição no site do Paisagens Mineiras, para só depois publicar as imagens com a hashtag #paisagensmineiras. As fotos da nova categoria não concorrem nas seletivas. A vencedora será escolhida pelo júri ao final do concurso e o autor ganhará uma câmera Lomo.



Todas as 33 fotos selecionadas pelo júri vão compor uma revista – encartada no Estado de Minas e com versão especial para iPad – e uma exposição especial. As inscrições para a segunda seletiva estão abertas até 26 de dezembro. O regulamento e informações sobre como concorrer estão disponíveis no site. O Paisagens Mineiras é auditado pela Walter Heuer Auditores e Consultores.

.