Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Atraso de pagamento suspende transporte de alunos com necessidades especiais em BH-lugardafinancas.com

Jornal Estado de Minas

Atraso de pagamento suspende transporte de alunos com necessidades especiais em BH

Alunos da Escola Estadual de Educação Especial Doutor João Moreira Salles estão prejudicados com a falta de transporte. O serviço foi suspenso nessa quinta-feira por falta de repasse de dinheiro do Governo de Minas Gerais para a empresa que realizava a condução dos estudantes. O atraso já chega a três meses. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) afirmou que já iniciou um processo para contratar uma nova prestadora de serviço. A licitação será realizada nesta sexta-feira.

O transporte dos estudantes especiais é realizado pela Camilotur. O serviço é realizado desde 2015 depois que a empresa celebrou um contrato com a escola. Porém, desde o início do ano, o repasse de verbas vem sofrendo atraso.

Segundo a SEE, já foram repassados aproximadamente R$ 1.270.000,00 para a prestadora de serviço. E que falta o pagamento de cerca de R$ 235 mil referentes a junho, julho e agosto.

Por dia, a empresa realiza seis rotas para levar aproximadamente 60 alunos portadores de necessidades físicas e intelectuais para a escola, localizada no Bairro Minaslândia, Região Norte de Belo Horizonte. Desde quinta-feira, o serviço foi suspenso. “Paramos o transporte por causa da falta de pagamento. Estamos há dois meses e meio sem receber e ainda não tivemos nenhuma posição da Secretaria. Cobramos várias vezes e tivemos que partir para esse lado, infelizmente.
Temos custos com óleo diesel e com os motoristas. Conseguimos manter até certo ponto, mas agora não conseguimos mais”, explicou Oséas Lopes, gerente de fretamento da Camilotur.

Os atrasos, segundo Oséas, vêm acontecendo desde o início do ano. “No início do ano ficamos três meses sem receber. A escola tinha dinheiro em caixa e conseguiu nos pagar, mas agora a Secretaria de Educação não faz o repasse. Por isso, estamos há 15 dias empenhados e assumindo o custo. Porém, não conseguimos mais. Já avisamos anteriormente a escola e suspendemos as atividades nessa quinta-feira”, disse o gerente.


Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que o pagamento em atraso já está sendo programado. Informou, ainda, que iniciou um processo de licitação para contratação de empresa de transporte, que será gerenciada diretamente pela SEE. A licitação será realizada nesta sexta-feira.

Nessa quinta-feira, representantes da associação de pais de alunos da escola estiveram na sede da SEE onde discutiram o assunto. Segundo a Secretaria, “foi reafirmado o compromisso de empenhar todos os esforços para regularizar a situação o mais breve possível”..