Termina o 21º Torneio Empresarial de Tênis Estado de Minas

Ao todo, 268 pessoas se inscreveram, número 15% acima do registrado no ano passado

Mateus Parreiras
Duplas vencedoras entre Renato Arcuri e a presidente da Jornada Solidária, Nazareth Teixeira da Costa - Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press
Com recorde de inscrições, nível técnico aprimorado e brindando a torcida com jogos acirrados, terminou ontem o 21º Torneio Empresarial de Tênis Estado de Minas, nas quadras do BH Tennis, no Bairro Buritis, Região Oeste de BH. O evento é o maior torneio de tênis amador empresarial do Brasil e, neste ano em que completou a “maioridade”, a novidade foi a entrada da categoria de duplas mistas. Foram 14 categorias, sendo seis femininas, seis masculinas e duas mistas. Foram 10 dias de competições com 210 jogos desde 29 de março. Ao todo, 268 pessoas se inscreveram, número 15% acima do registrado no ano passado. Ontem foi o dia mais aguardado, quando ocorreram os confrontos finais e as premiações.

De acordo com o árbitro-geral do torneio, Flávio Casalechi, o nível técnico tem aumentado a cada edição. “Este é o maior torneio empresarial do Brasil e a interatividade é muito grande. As torcidas e os participantes comparecem e ficam ligados nos resultados no quadro dinâmico virtual, com os resultados das chaves ocorrendo em tempo real”, destaca.

Segundo a coordenadora do evento, Leila Abe, esse é um torneio já consagrado do tênis nacional, que serve de referência e repercute em todo o circuito amador do país.
O torneio conta com estrutura de primeira linha com o fisioterapeuta e árbitros, que já apitaram até torneios do Grand Slan, como o aberto da França (Rolland Garros).

Em meio às conversas animadas dos participantes, entre as quadras e os bufês, havia sempre aqueles com um sorriso mais largo, mais satisfeito principalmente por poder levar para casa um troféu de campeão. Foi o caso da administradora e psicóloga Gina Furletti, que, ao lado do namorado Luigi Vavassori, faturou a decisão de Mistas B, num jogo disputado com placar de dois sets a zero, parciais de 6-2 e 7-5. “Foram três jogos nesses 10 dias. Foi muito bom poder ter essa dupla mista, que nos permitiu jogar mais vezes, já que aproveitei para entrar também na individual feminina. O torneio está muito animado e a gente sente que a cada dia vai ficando mais puxado. É o nível técnico que só melhora”, considera.

A arquiteta Luciana Moura e o administrador Paulo Canal foram prestigiar o evento ontem, mesmo ela tendo jogado a semifinal no sábado. “Descobrimos que o tênis, aqui, integra muitas pessoas, mas o que a gente não imaginava era que tudo começa aqui e depois formamos outros grupos para praticar. Mesmo jogando ontem, hoje trouxe minha família para acompanhar o evento. Só acho que falta agora um troféu para o terceiro lugar”, brinca Luciana. Ela levou o filho Caio Canal, de 10 anos, que também estava muito interessado nas disputas e já pratica o esporte no Minas Tênis Clube.

Ao todo 21 empresas e instituições foram parceiras do torneio. Todo o dinheiro arrecadado irá para as obras das 11 creches atendidas pela Jornada Solidária do Estado de Minas e beneficiará cerca de 3 mil crianças. Os troféus distribuídos ontem levam os nomes de produtos dos Diários Associados, como Estado de Minas, SuperEsportes, Portal Uai, Revista Encontro e TV Alterosa. Participantes também ganharam brindes e houve sorteio de camisas dos tenistas mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares..