Um movimento em que o corpo gordo é celebrado. E um projeto que produz aceitação dos corpos sem distinções. Esse é o 'Rolê de Peso', coletivo criado pelo publicitário Marcelo Gomes, de 29 anos, com a missão de divulgar o corpo gordo de forma política e libertadora. ''A gente acredita que todo corpo é incrível, então, todo mundo é bem-vindo. A única coisa que a gente não aceita é preconceito'', diz Marcelo. Por enquanto, o rolê funciona como festa, que acontece em espaços alternativos de Belo Horizonte, mas a ideia é que o proposta evolua com o objetivo de fazer ainda mais diferença na vida das pessoas.
A militância é o ponto forte. Embalados pelo movimento social 'body positive' (corpo positivo, em tradução livre), defendem que todo corpo tem que ter uma imagem positiva. ''É o famoso meu corpo, minhas regras.
Dia do Gordo
Nesta terça-feira, dia 10, é comemorado o Dia do Gordo, data nacional para conscientizar a população sobre o respeito a diversidade dos corpos, com um destaque para a gordofobia - um estigma social sobre corpos que estão fora dos padrões. É o dia de discutir sobre os vários tipos de belezas e também sobre saúde.
Como é sabido, a obesidade pode ser prejudicial. Porém, não significa que uma pessoa que apresenta um porte físico 'maior' tenha necessariamente alguma doença.
11 pessoas gordas de BH para se inspirar e seguir
Sim, precisamos reforçar a beleza de corpos 'fora dos padrões'. E aqui estão 11 oportunidades para desconstruir preconceitos. Vamos reavaliar nossa postura frente ao problema da gordofobia?
.