Chove forte no início da tarde em Belo Horizonte; vias são bloqueadas
Temporal que estava previsto para quinta-feira deixou ruas e avenidas alagadas; Ribeirão Arrudas transbordou novamente
Por Déborah Lima
Por Larissa Ricci
Por Paula Santana*
06/02/2020 13:53 - Atualizado em 06/02/2020 19:30
O temporal que já estava previsto para esta quinta-feira chegou por volta das 13h em Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil Municipal, às 13h47 chovia extremamente forte nas regiões Oeste e Barreiro. As outras regiões da capital mineira tiveram registro de chuva moderada e forte.
Às 14h30, as avenidas Vilarinho, Tereza Cristina e Senador Levindo Coelho foram bloqueadas por causa do risco detransbordamento dos córregos da Região Venda Nova, e do Ribeirão Arrudas, na Região Oeste e do Córrego Jatobá, no Barreiro. Às 15h30, a Defesa Civil confirmou o transbordamento do Ribeirão Arrudas na altura da Avenida Tereza Cristina. Porém, por volta das 16h desta quinta-feira (6), a Avenida Vilarinho e a Avenida Francisco Sá foram desbloqueadas pela Defesa Civil.
Por volta das 18h a Avenida Teresa Cristina foi desbloqueada, segundo a BHTrans. Porém na altura da Avenida Teresa Cristina com a Avenida Presidente Castelo Branco, a via permanece interditada nos dois sentidos.
O volume da água do Rio Arrudas já diminuiu. A dona de casa Marilda Gomes, de 52 anos, mora no Bairro Vista Alegre, no entorno da Avenida Teresa Cristina, e ficou apreensiva com a chuva desta tarde. Ela conta que já teve a casa inundada três vezes em duas semanas e que por pouco não perdeu tudo mais uma vez. "Foi tenso como todas as outras vezes. Só esperei a água entrar. Foi forte, mas menos do que os dias anteriores", disse. O rio transbordou, mas não invadiu as casas nesse bairro. "Não consigo comer e nem dormir", acrescentou.
Vias com trechos de interdição por causa do risco de alagamento:
Av. Tereza Cristina (parcialmente desbloqueada)
Av. Vilarinho (desbloqueada)
Av. Francisco Sá com Av. Amazonas (desbloqueada)
Rua Joaquim Murtinho com Av. Prudente de Morais (desbloqueada)
R. Alvarenga Peixoto com Av. Contorno e Tompson Flores com Av. Contorno.
Avenida Mário Werneck em direção à Avenida Barão Homem de Melo
No Bairro Industrial, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros foi deslocado para atender uma ocorrência onde quatro casas ficaram inundadas. Segundo a corporação, os moradores estavam em segurança e foram orientados.
Por volta do meio-dia, a Defesa Civil de BH havia divulgado um novo alerta para a possibilidade de chuvas fortes em todas as regionais no início da tarde. O aviso era válido por 90 minutos. Veja o mapa do radar meteorológico abaixo. Quanto mais intensa é a cor, mas pesada é a chuva:
Chuva na Praça da Assembleia, na Região Centro-Sul de BH (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Segundo a BHTrans, houve o fechamento da Avenida Professor Mário Werneck, no Bairro Buritis, Região Oeste da capital. A interdição aconteceu na tarde desta quinta-feira (6) na altura do número 320, em direção à Avenida Barão Homem de Melo e a causa do bloqueio foi o deslizamento de parte de um barranco. Os motoristas devem pegar um desvio pela Rua Senador Lima Guimarães e, em seguida, pela Rua José Rodrigues Pereira.
Às 15h, a Defesa Civil informou que, com base nos últimos registros de chuva e a tendência para as próximas horas seria de chuva entre 80 a 100 mm até 8h de sexta-feira.
Tempo em Minas
No interior do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quinta-feira será de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas, nas regiões Noroeste, Norte, Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste e metropolitana.
No Campo das Vertentes, Zona da Mata, Sul e Sudoeste, a previsão é de céu nublado e pancadas de chuva. Nas demais regiões, também há previsão de céu parcialmente nublado e pancadas de chuva.