Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Professores da rede municipal de BH aprovam greve para depois do carnaval-lugardafinancas.com

Jornal Estado de Minas

Professores da rede municipal de BH aprovam greve para depois do carnaval


Professores da rede de ensino de Belo Horizonte decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira, entrar em greve a partir da próxima quinta-feira, data em que aulas voltam depois do recesso de carnaval. A categoria reivindica aumento no valor dos vencimentos, além do pagamento de parcelas atrasadas.



De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Educação da Rede Pública de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH), a prefeitura deve seguir a Lei do Piso Salarial Nacional da Educação, reajustado em 12,84% em 2020. Com a mudança, os vencimentos dos professores municipais estariam abaixo do valor nacional, “mesmo considerando a jornada de 22h30min de trabalho por semana”, informou, por meio de nota.

Além disso, os professores reclamam que, em 2019, o piso foi reajustado em 4,17%, enquanto a inflação registrada no período foi de 4,31%. Ainda de acordo com os servidores, o plano de saúde a que a categoria tem direito sofreu reajuste de 9,7% em 2019.

Por fim, os professores reivindicam o pagamento das parcelas atrasadas dos vencimentos. Segundo o sindicato, a PBH ainda não pagou a parcela referente a janeiro. 

No final do ano passado, os professores paralisaram os serviços durante 16 dias, também reivindicando reajuste salarial. Na época, a prefeitura propôs reajuste salarial acumulado de 7,2% para funcionalismo. O índice representava a recomposição da inflação acumulada no período 2017/2020. 

O aumento seria concedido em duas vezes, sendo 3,78% a partir de janeiro de 2020, referente à inflação de 2019, e, em dezembro de 2020, outros 3,30%, relativos à inflação até a data da concessão, resultando no acumulado de 7,2%.

O Estado de Minas entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte, que alegou que ainda não foi notificada sobre a decisão da categoria.

*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa