Diante da cobertura da pandemia do novo coronavírus e do desafio diário de ir atrás da notícia, a equipe de repórteres fotográficos do Estado de Minas e do Portal UAI pulveriza o preconceito contra os clichês, ditos banais e repetitivos, e reafirma o quão fundamental é a imagem que vale mais que mil palavras, que imortaliza uma ocasião, que captura um instante da vida para a eternidade ou ainda que tem o poder de revelar por meio da lente mais que o olho pode ver.
Com uma câmera na mão, uma pauta na cabeça e munidos de máscara e álcool em gel, eles cumprem diariamente o compromisso de ser os olhos do leitor nas ruas. É na rotina do trabalho que ficam chocados ao se deparar com cenas que contrariam as recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como cidadãos e profissionais da notícia, nossos fotógrafos fazem um apelo: leitores, fiquem em casa.
Leia Mais
Conheça as estratégias para conter avanço do vírus em vilas e favelas de BHMotoboys devem ter cuidado redobrado com o coronavírusMPMG pede esclarecimentos sobre retorno ao trabalho de servidores da educação em MGVídeo: Artesã faz máscaras contra o coronavírus após ter casa abalada pelas chuvas de janeiroRecord TV pede suspensão do pagamento de dívidas trabalhistas por queda de receitaComeça distribuição de cartões BHBus para evitar propagação do coronavírusUsuário de drogas fica preso entre dois muros no Bairro Jardim AméricaMortes por coronavírus chegam a 23 em Minas Gerais; outras 64 são investigadas'Brasil ficou dependente de outros países', diz Marcos Pontes sobre COVID-19Secretário de Saúde de Minas defende isolamento e diz que projeção do pico de infectados caiuTúlio Santos 15 anos atuando como repórter fotográfico: “A redação se transformou, e o barulho de uma casa cheia e movimentada deu lugar a um quase silêncio, quebrado apenas por noticiários e entrevistas coletivas transmitidas pelas TVs. A Editoria de Fotografia, linha de frente do jornalismo da empresa, divide um andar agora quase vazio só com alguns editores e diagramadores. Não há trabalho remoto no fotojornalismo. Nas ruas, transformadas, somos agora todos vulneráveis, uns muito mais e outros menos. À noite, chama a atenção a divisão entre trabalhadores essenciais e os desamparados sem teto e opção, no momento mais visíveis devido ao contraste com a falta de gente.”
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Especial: Tudo sobre o coronavírus
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa