José Tarcísio dos Santos, de 67 anos, estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Misericórdia de Bom Despacho, município vizinho a Martinho Campos, desde 3 de julho – quando teve diagnosticado a presença do vírus no corpo. O quadro clínico se agravou e ele morreu nessa segunda.
Foi a segunda morte na casa de acolhimento. A primeira foi registrada em 6 de deste mês e dizia respeito a um homem, de 76 anos - um dos nove internos que contraíram a doença. Além dos idosos, mais duas funcionárias da unidade testaram positivo para o coronavírus.
Leia Mais
Asilo de Martinho Campos tem surto de COVID-19 entre internos e funcionáriosCOVID-19: idoso é recebido com 'festa' em asilo após deixar hospital Primeira morte por coronavírus é confirmada em Martinho CamposMinistério da Saúde quer que profissionais de SP reforcem hospitais de MGCOVID-19: Zema prega cautela, mas diz que 'talvez o pior já tenha ficado para trás'A primeira ocorrência da COVID-19 em Martinho Campos, constatada em 24 de abril, foi de um homem de 62 anos que residia no município. O paciente fez o primeiro teste comprobatório na Fundação Ezequiel Dias (Funed), que indicou positivo.
Enquanto aguardava a contraprova, feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o homem, que estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, morreu três dias depois.
De acordo com a diretoria do Asilo Vicentino de Martinho Campos, do total de infectados pela COVID-19, nove estão recuperados da doença – sete idosos e dois funcionários. Outros dois internos morreram.
Alerta
Por meio de um vídeo divulgado no Facebook, a secretaria reforçou o pedido para que a população fique em casa e cumpra o isolamento, já que muitas delas não estão respeitando as recomendações de prevenção contra a COVID-19 das autoridades estaduais e municipais de saúde.
A pasta também divulgou o número de celular dos fiscais responsáveis por atender às denúncias de desrespeito ao decreto municipal: 99983-0873.
COVID-19 em Martinho Campos
Matinho Campos registrou, até a noite dessa segunda-feira (20), 22 casos confirmados da doença, sendo que três terminaram em morte. Já se recuperaram 18 pessoas. Uma ainda está cumprindo o isolamento domiciliar e outras 16 pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde do município.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 309 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina