Chuva forte atinge BH, bloqueia Tereza Cristina e alaga avenida em Contagem
Capital segue sob alerta de pancadas de chuva, emitido pela Defesa Civil. Carro fica submerso na Avenida João César de Oliveira
Por
Déborah Lima
Por
Jorge Lopes
15/01/2021 17:10 - Atualizado em 15/01/2021 18:18
audima
Uma forte chuva atinge a Região Metropolitana de Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira (15/01). Em Contagem, o temporal alagou a Avenida João César de Oliveira e deixou pelo menos um carro submerso.
A via foi bloqueada nos dois sentidos, em frente ao número 6261. Um veículo, Ford Del Rey, não conseguiu atravessar e ficou submerso. Além do alagamento, placas de sinalização e outdoors caíram ao longo da avenida.
Um veículo, Ford Del Rey, não conseguiu atravessar e ficou submerso. (foto: Jorge Lopes/EM/D.A. Press)
Em Belo Horizonte, os pontos mais críticos com o alto volume de precipitação são as regiões do Barreiro, Centro-Sul e Oeste. Algumas ruas precisaram ser bloqueadas por causa do risco de transbordamento de córregos.
É o caso das avenidas Tereza Cristina, do Canal, Senador Levindo Coelho e Heráclito Mourão de Miranda. A medida é de prevenção às enchentes nos córregos Ferrugem, Ribeirão Arrudas, Jatobá e Ressaca.
A cidade está sob alerta de chuva da Defesa Civil. Segundo o órgão municipal, as pancadas de chuva isoladas devem acumular de 20 a 30 milímetros, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento ocasionais em torno de 50 km/h. O aviso é válido até as 23h59 desta sexta-feira.
Durante a chuva:
Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
Atenção especial em áreas de encostas e morros.
Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.