Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Chuvas causam estragos em Timóteo, que pode decretar situação de emergência - Gerais - Estado de Minas-lugardafinancas.com

Jornal Estado de Minas

LESTE DE MINAS

Chuvas causam estragos em Timóteo, que pode decretar situação de emergência

Os estragos provocados pelas fortes chuvas em Timóteo, no Vale do Aço, e que atingem o município desde domingo (7/2), com possibilidade de se estender na próxima semana, levaram o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, a avaliar o decreto de situação de emergência.

 
A elaboração do decreto permitiria a tomada de ações de forma imediata para atuar na contingência ante os impactos das ocorrências. A previsão é de que o decreto seja publicado até segunda-feira (15/2).





O município de Timóteo sofreu com as fortes chuvas registradas na madrugada desta sexta-feira (12/2), que provocaram danos como a queda de muro de arrimo, enxurradas e a interdição parcial da Avenida Universal, no Bairro Novo Tempo em função da ruptura da tubulação pela qual passa o córrego do Timotinho. De acordo com a Defesa Civil, a precipitação pluviométrica foi da ordem de cerca de 30 milímetros em cinco horas.

O maior problema foi a interdição total de um trecho da Avenida Universal, de aproximadamente 300 metros, cujo asfalto afundou parcialmente em função da ruptura da tubulação do bueiro celular triplo, que serve para a passagem das águas do córrego do Timotinho.  

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e o vice-prefeito, professor José Vespasiano, acompanharam pessoalmente os trabalhos da equipe da Defesa Civil, de Obras e de Planejamento, que já iniciaram os estudos para a recuperação do trecho. 

Marques Valgas, coordenador da Defesa Civil, disse que a obra de recuperação do trecho da Avenida Universal é de alta complexidade e há previsão para a liberação deste trecho. "É importante salientar que a interdição é para todos os tipos de veículos e também para os pedestres, pois o local não apresenta condições de segurança para o tráfego. O deslocamento deverá ser realizado pela Avenida Ana Moura ou pela chamada Avenida Sanitária no Vale Verde”, disse.





De acordo com a Subsecretaria de Habitação e Defesa Civil de Timóteo, desde domingo passado a cidade contabiliza estragos decorrentes da intensificação do volume de chuvas. 

“Neste período chuvoso, a Defesa Civil está de prontidão para atender as eventuais ocorrências de sinistros, bem como tem feito o monitoramento diário do volume do Rio Piracicaba”, disse Valgas.

Também na sexta-feira, houve necessidade de interdição parcial da Avenida Alexandre Torquetti, no bairro Alegre, para a realização da limpeza da pista que foi atingida por enxurrada. A limpeza foi concluída na parte da manhã.  

No Bairro Novo Tempo, houve o rompimento de um muro de arrimo na Rua Constelação, próximo a uma encosta, fazendo com que a enxurrada entrasse no imóvel. Não houve interdição da residência.

No domingo, a enxurrada invadiu um imóvel na Rua Carmem Cotta, bairro João XXIII. No Novo Tempo, houve o desabamento de uma laje que colocou em risco quatro edificações. Os imóveis foram interditados e as famílias tiveram assistência da Prefeitura. No Bairro Serenata, um muro de contenção rompeu atingindo a área de serviços. Não houve necessidade de interdição.
 

audima