Flores, balões e abraços: últimos preparativos para o Dia dos Namorados
Bares e restaurantes preparam o ambiente para receber casais à noite. Exposição de flores aumenta e namorados finalizam compra de presentes
Por
Déborah Lima
12/06/2021 17:03 - Atualizado em 12/06/2021 18:22
audima
A liberação de funcionamento para bares e restaurantes com horário estendido em Belo Horizonte alegrou os comerciantes. Na tarde deste sábado (12/06), esses estabelecimentos se preparam para receber os casais apaixonados que desejam comemorar o Dia dos Namorados.
Movimento e últimos preparativos para a noite do Dia dos Namorados (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
O Estado de Minas passou pelas ruas da capital e conferiu o movimento e últimos preparativos para a noite. Nos bares, balões e corações vermelhos decoram as mesas. Na porta de supermercados, muitas flores e rosas.
Movimento e últimos preparativos para a noite do Dia dos Namorados (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Na entrada e saída de shoppings e lojas do Centro, casais garantiram presentes nos últimos minutos. Os que foram acompanhados dividiram abraçados o frio que faz na cidade.
Movimento e últimos preparativos para a noite do Dia dos Namorados (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
“Vamos fazer uma homenagem no Dia dos Namorados. No sábado, somente, até 1h da manhã", informou o prefeito. A partir de domingo, a administração municipal ampliou o funcionamento de bares e restaurantes para até às 22h, diariamente.
Em outras cidades
Depois de Belo Horizonte anunciar flexibilização para o Dia dos Namorados, o governo estadual autorizou, um dia depois, que as cidades na “onda vermelha” do programa Minas Consciente tenham funcionamento especial em bares e restaurantes neste fim de semana, “mantendo as medidas sanitárias indispensáveis de prevenção ao vírus”.
O anúncio foi feito ao divulgar os ajustes para regras da onda vermelha com Cenário Assistencial e Epidemiológico Desfavorável, categoria criada na semana passada e que estabelece restrições mais rígidas dentro dessa mesma fase do Minas Consciente.
Movimento e últimos preparativos para a noite do Dia dos Namorados (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Durante os dias 11, 12 e 13 de junho (de sexta-feira a domingo), os bares e restaurantes das microrregiões na onda vermelha mais restritiva podem funcionar com atendimento até 22h.
Passado este fim de semana, o funcionamento de bares e restaurantes volta a ser limitado até às 19h, sendo permitido o delivery após esse horário — sem possibilidade de retirada de alimentos e bebidas no balcão. Outros eventos e atrativos culturais, como festas e shows, permanecem proibidos, segundo as determinações do Comitê Extraordinário.
Neste 12 de junho, os beijos não podem ter plateia, os abraços serão entre quatro paredes. Afinal, o vírus não tira folga. Casais deram o recado: fique em casa e, se precisar sair, use sempre a máscara, pois ela salva vidas. E protege o seu amor.
A microbiologista Viviane Alves, professora do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, alerta para outros cuidados, como a necessidade de cuidar da higiene das mãos, trocar a máscara em caso de maior tempo de exposição e, independentemente do modelo, é preciso que o acessório esteja bem ajustado ao rosto.
Estudos mostram que, caso haja qualquer tipo de folga entre a máscara e a face, perde-se a eficácia em aproximadamente 60% – mesmo que o acessório seja do tipo cirúrgico. “Tem que estar bem ajustada, para que não haja vazamento na vedação. Se houver falha, é como se você não estivesse usando máscara”, explica.
Pelas ruas, avenidas e praças de BH, vacinados – ou não – prometem não abandonar o uso da proteção facial tão cedo. Jovens, adultos, brancos, pretos, pobres ou ricos. A COVID-19 não escolhe vítima. Qualquer um está sujeito a ocupar um leito no hospital.
Na capital, o índice de ocupação em unidades de tratamento intensivo (UTIs) está em nível vermelho, com taxa de 76,7% das vagas sobrecarregadas. Inseguros para comemorar a data romântica em bares ou restaurantes, parte dos casais prefere ficar em casa.