Jornal Estado de Minas

Operação de transplante facial apresenta resultados surpreendentes

Fotos mostram o resultado das 23 operações feitas em Richard Lee Norris, a primeira foto mostra como ele era antes do acidente - Foto: AFP PHOTO / UNIVERSITY OF MARYLAND MEDICAL CENTER
A foto acima mostra os resultados da mais longa série de operações de transplante facial, feitas em Richard Lee Norris, um americano de 37 anos que teve grande parte do rosto destruído depois de um acidente com uma arma de fogo.
Imagem mostra as partes do crânio de Norris que foram reconstruídas - Foto: Reprodução Internet / www.searchum.umd.eduNorris perdeu o nariz, lábios, parte da boca e do queixo após disparar contra si mesmo em 1997. A ultima das operações, realizada em março deste ano por uma equipe de mais de 150 pessoas, levou 36 horas para ser concluída. Ele recebeu um novo rosto, implantes dentários e de língua e ganhou uma nova mandíbula. A cirurgia foi feita no Centro Médico da Universidade de Maryland e o rosto usado foi de um doador anônimo que também teve outros órgãos doados para salvar a vida de outras cinco pessoas.

Norris já havia sido submetido a 22 operações no rosto e todo o processo foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Ele contou com a ajuda de psiquiatras para de adequar a todas as mudanças em sua fisionomia e a ideia de passar a ter o rosto de outra pessoa. O resultado da operação surpreendeu os médicos e também Norris, que se disse satisfeito com o novo rosto.

A primeira operação deste tipo foi realizado em 2005. A reconstrução do rosto de Norris foi fruto de um trabalho de 10 anos anos de pesquisa e permite que operações de reconstrução facial se desenvolvam para atender outros pacientes.