Jornal Estado de Minas

Estado americano de Maryland proíbe a pena de morte

Lei foi assinada pelo governador, Martin O'Malley, nesta quinta-feira. Nova lei será aplicada às futuras decisões judiciais

AFP

Estado se tornou o 18º a abolir a pena de morte. Maryland não executa prisioneiros desde 2005 - Foto: JIM WATSON / AFP
O governador democrata de Maryland, Martin O'Malley, assinou nesta quinta-feira a lei de abolição da pena de morte neste estado do leste dos Estados Unidos. A pena de morte será substituída pela prisão perpétua sem possibilidade de apelação.


O próprio governador impulsionou o projeto de lei, que foi aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Representantes nas últimas semanas. A pena de morte existia em Maryland desde 1638, quando este território ainda era uma colônia britânica.
Maryland não executa prisioneiros desde 2005, mas a nova lei só será aplicada às futuras decisões judiciais. Cinco pessoas continuam no corredor da morte e seu destino está nas mãos do governador.

Segundo uma recente pesquisa do Washington Post, 60% dos habitantes de Maryland são a favor da pena de morte, contra 38% favoráveis a sua abolição.

Maryland se torna assim o 18º estado dos 50 que integram os Estados Unidos a abolir a pena de morte. A pena capital também é proibida no Distrito de Colúmbia.