Os Estados Unidos solicitaram neste sábado à Coreia do Norte a "imediata" libertação dos cidadãos americanos Merrill Newman, 85 anos, detido no final de outubro, e Kenneth Bae, 44, preso há mais de um ano no país, informou o Conselho de Segurança Nacional.
"Kenneth Bae está detido na Coreia do Norte há mais de um ano. Continuamos exortando as autoridades norte-coreanas para que seja anistiado e libertado imediatamente. Também reclamamos a liberdade imediata de Merrill Newman", disse à AFP a porta-voz Caitlin Hayden.
"Diante da avançada idade e das condições de saúde de Newman", um veterano da Guerra da Coreia, "exortamos Pyongyang a libertá-lo para que possa voltar a sua casa e reencontrar sua família".
A Coreia do Norte confirmou neste sábado que Newman, acusado de "atos hostis", está em seu poder, e publicou uma confissão escrita do americano, segundo a agência oficial KCNA.
Newman foi detido em outubro, após entrar no território norte-coreano "com a aparência de turista", assinalou a KCNA.
De origem californiana, Newman realizava uma viagem de dez dias quando foi preso, no dia 26, no momento em que se preparava para deixar Pyongyang de avião.
A mulher do veterano realizou um pedido, na segunda-feira passada, para que seja libertado, e explicou que seu marido tem problemas cardíacos e necessita de cuidados médicos.
Kenneth Bae, americano de origem coreana, foi condenado em maio passado a 15 anos de prisão por tentar "derrubar" o regime, segundo a KCNA.