Jornal Estado de Minas

Centro de reflexão dos EUA vê atividade nuclear na Coreia do Norte

AFP

Imagens de satélite revelam que a Coreia do Norte está incrementando sua atividade nuclear, informou nesta quinta-feira o Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional, um centro de estudos sediado em Washington.

"Imagens recentes procedentes de satélites comerciais mostram que o complexo nuclear norte-coreano de Yongbyon está cada vez mais ativo", destaca o Instituto.

O grupo contrário à proliferação nuclear assinalou que imagens obtidas no dia 3 de dezembro mostram vapor saindo de Yongbyon, a principal unidade nuclear norte-coreana, dedicada à fabricação de combustível.

O vapor pode indicar que a unidade entrou em funcionamento para produzir mais combustível para o reator de plutônio, ou apenas utilizam a calefação durante o inverno norte-coreano.

O grupo observou claros sinais de obras nos prédios do complexo, entre eles a construção de uma piscina próxima à unidade centrifugadora, mas o propósito exato do trabalho não está claro.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que analisa imagens de satélites comerciais desde que a Coreia do Norte expulsou seus inspetores, em 2009, também registrou vapor no complexo, no dia 28 de novembro.

A Coreia do Norte realizou três testes nucleares, o mais recente em fevereiro, apesar de manifestar seu desejo de retomar as negociações com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear.