Os restos mortais do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, ícone da luta contra o apartheid, serão levados em procissão por Pretória na quarta, quinta e sexta-feira, conforme informou neste sábado uma fonte oficial. "Todas as manhãs, quando os restos mortais deixarem o necrotério para serem expostos, seu transporte será feito em público", anunciou o serviço de informação do governo (GCIS). "Encorajamos (o público) a ficar nas calçadas quando o corpo passar pelas ruas de Pretória" em seu caminho em direção à sede do governo, indicou Neo Momodu, diretor do GCIS.
Leia Mais
Entre a dor e a esperança, sul-africanos se uniram na despedida de Nelson MandelaMadiba vai receber um funeral de Estado e será sepultado no dia 15Exército sul-africano vai reforçar logística da cerimônia por MandelaMandela descreveu Qunu como "o doce lar onde passei os dias mais felizes da minha infância"Mandela entra para a história por negociar transição pacífica com o governo do apartheid Soweto agradece ao ex-presidente sul-africano com emoção"Vamos dar um funeral de Estado ao ex-presidente Nelson Mandela, e ele será enterrado em 15 de dezembro em Qunu, em Cabo Oriental", disse Zuma, acrescentando que uma cerimônia oficial será realizada em 10 de dezembro no estádio Soccer City, em Soweto, perto de Joanesburgo.
"Nós iremos trabalhar em conjunto para organizar o funeral mais digno possível para este filho excepcional de nosso país e pai de nossa jovem nação", acrescentou o presidente sul-africano, agradecendo às mensagens de condolências vindas de toda a África do Sul e do mundo inteiro.
Toda a próxima semana foi declarada "semana nacional de luto, e começará domingo, 8 de dezembro, com "um dia nacional de orações e reflexões". O corpo de Mandela ficará exposto em Union Buildings, a sede da presidência, em Pretória, do dia 11 ao 13 de dezembro. A África do Sul espera receber líderes e chefes de Estado do mundo inteiro para o funeral de Nelson Mandela, que tem sido homenageado de forma unânime por todos.