Jornal Estado de Minas

Milhares de pessoas protestam em apoio a presos da ETA em Bilbao

AFP

Dezenas de milhares de manifestantes marcharam na noite deste sábado (hora local) pelas ruas de Bilbao, no País Basco, em um desafio lançado em Madri depois da proibição pela justiça de uma mobilização de apoio aos presos da organização separatista basca (ETA).

Sob o lema "Direitos humanos, acordo, paz", os nacionalistas do PNV se uniram nas ruas aos separatistas, apesar de suas divergências, em resposta à decisão da Audiência Nacional de proibir uma manifestação organizada por outro coletivo a favor dos presos da ETA.

O PNV se uniu, assim, pela primeira vez desde 1999 a um protesto dos separatistas.

Esta resposta comum de duas correntes políticas que representam mais da metade do eleitorado do País Basco espanhol, ocorre após ter sido proibida uma manifestação contra a "dispersão" dos militantes separatistas presos.

"Diante desta proibição que supõe também uma agressão à liberdade de expressão, partidos políticos e sindicatos que representam a maioria política deste país decidiram que era preciso convocar esta manifestação em primeiro lugar para defender este direito à liberdade de expressão", declarou Pernando Barrena, porta-voz do partido separatista de esquerda Sortu.