Com cerca de um quarto dos votos contados, os candidatos do partido Syriza em Atenas e na província de Attica, onde vive cerca de 40% da população grega, obtiveram número de votos suficientes para permanecer na corrida contra o prefeito Giorgos Kaminis, de Atenas, e o prefeito regional de Attica, Ionnis Sgouros.
Em Atenas, Kaminis estava apenas um ponto porcentual à frente de Gavriil Sakellaridis, enquanto Rena Dourou, o candidato do Syriza na província de Attica apresentava vantagem de mais de um ponto porcentual perante Sgouros.
Esta é a primeira vez desde 1975 que o Nova Democracia não terá um candidato no segundo turno pela capital da Grécia.
As eleições locais e regionais, que terão um segundo turno na semana que vem e serão acompanhadas por eleições nacional para o Parlamento Europeu, são consideradas o primeiro grande teste do governo do primeiro-ministro Antonis Samaras, uma vez que os cidadãos irão as urnas pela primeira vez desde o pico da crise do país há dois anos.
Embora o resultado não altere a maioria apertada de dois assentos no parlamento de 300 legisladores, será simbólico para o governo e para a esquerda radical grega. O resultado deve determinar se a Grécia prosseguirá com sua atual agenda de reformas ou se recairá em incertezas políticas..