Jornal Estado de Minas

Mediador da OSCE para a Ucrânia não descarta retirar observadores

AFP

O mediador da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) para a Ucrânia, o diplomata alemão Wolfgang Ischinger, afirmou nesta quarta-feira que não descarta retirar os observadores da instituição do país se a situação for considerada muito perigosa.

"Se a insegurança chegar ao ponto de temermos pela vida de nossos colaboradores, lamentavelmente teremos que retirá-los", disse em uma entrevista ao canal público alemão ZDF.

Também reconheceu que a questão da possível retirada era "difícil", pois "é bom ter o maior número de observadores possíveis", justamente nos locais em que a situação "não é tranquila".

Questionado sobre notícias dos quatro observadores da OSCE que foram detidos, segundo o governo da Dinamarca, na noite de segunda-feira em um posto de controle dos separatistas no leste da Ucrânia, Ischinger respondeu: "Infelizmente não".

"Não sabemos exatamente onde estão. Mas podemos supor que estão nas mãos de algum grupo de rebeldes separatistas", disse.

De acordo com a OSCE, os quatro sequestrados são um dinamarquês, um estoniano, um turco e um suíço.

Há um mês outra equipe da OSCE foi capturada por separatistas pró-Rússia. Os observadores permaneceram retidos por uma semana na cidade insurgente de Slaviansk.

.