Jornal Estado de Minas

Presidente ucraniano Porochenko quer conversar com Putin para diminuir crise

Governante eleito se aproveita de evento na França para se encontrar com vários outros líderes mundiais, como Obama, Merkel e Hollande

AFP
- Foto: REUTERS/David Mdzinarishvili

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, afirmou que quer se reunir com seu colega russo Vladimir Putin para "atenuar a crise e trabalhar pela paz", em uma entrevista ao jornal alemão Bild a ser publicada na quinta-feira.

"Vamos ter discussões com Putin para acalmar a situação e promover a paz. Quando e onde estas discussões acontecerão ainda não foi decidido por enquanto", declarou o presidente ucraniano quando questionado se aproveitaria as cerimônias de comemoração do Desembarque dos Aliados na Normandia, em 6 de junho, das quais também participará Putin.

Nesta quarta-feira, o presidente francês François Hollande anunciou que havia convidado Poroshenko, eleito no domingo no primeiro turno da eleição presidencial ucraniana, para participar das cerimônias. "Estamos muito felizes com a possibilidade que nos foi oferecida de participar desta manifestação tão especial na França", assegurou Poroshenko a este respeito.

O presidente ucraniano acrescentou que havia sido convidado por vários países para visitas de Estado, mas confirmou que sua primeira viagem ao exterior será para a Polônia.

Um dia antes das comemorações na Normandia (noroeste da França), Hollande receberá Vladimir Putin no Palácio do Eliseu para discutir a crise na Ucrânia. Além de Poroshenko e Putin, o presidente americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, estarão presentes na Normandia em 6 de junho..