Jornal Estado de Minas

Futuro premier da Finlândia anuncia coalizão com partidos de direita

AFP

O futuro primeiro-ministro da Finlândia, Juha Sipilä, anunciou nesta quinta-feira que formará o governo com dois partidos de direita: Verdadeiros Finlandeses e Partido Conservador.

Para conseguir uma maioria, Sipilä, do Partido de Centro, que venceu as eleições gerais de 19 de abril com a promessa de recuperar a economia, aliou-se às formações que chegaram em segundo e terceiro lugar.

Os três partidos irão controlar 124 dos 200 assentos no Parlamento.

"Encontrar a solução não é fácil", disse ele a jornalistas, depois de semanas de especulação sobre as dúvidas dos social-democratas e conservadores para se juntar ao governo.

Para os Verdadeiros Finlandeses, uma formação de direita eurocética, esta é a primeira vez que participam no governo.

"Percorremos um longo caminho (...) Vamos trabalhar em conjunto para realizar um programa em prol da Finlândia", disse seu presidente, Timo Soini.

A tarefa do novo governo é imensa. A economia finlandesa fechou 2012 e 2013 com uma contração e estagnação em 2014. O desemprego alcançou seu maior nível desde 2003 e o país também enfrenta um rápido envelhecimento da população, o que aumenta as dificuldades enfrentadas pelas indústrias eletrônico e de papel.

.