Jornal Estado de Minas

Após derrota de sua candidata, Obama prega união e respeito pelas instituições

O presidente dos EUA Barack Obama disse  na tarde desta quarta-feira que estar orgulhoso de sua candidata, a republicana Hillary Clinton, derrotada por Donald Trump na disputa pelas eleições presidenciais. Disse ainda que sua candidatura foi "histórica" e, como Hillary em seu discurso após a derrota, citou as meninas. Segundo ela, a campanha da republicana, marcada por ataques machistas de Trump, "deixa uma mensagem às nossas filhas".

Obama também afirmou que instruiu sua equipe a garantir uma transição tranquila para

Trump. Disse ainda que que "não é segredo" que ele e o presidente eleito têm diferenças significativas, mas que o parabenizou pela vitória e o convidou para uma reunião na Casa Branca.

O presidente afirmou que o país precisa agora de um senso de "unidade, inclusão e respeito pelas instituições". "Somos todos americanos primeiro, patriotas primeiro. Todos queremos o que é melhor para o país", afirmou.



Ele pediu aos jovens americanos que se mantenham encorajados e não se tornem cínicos. O presidente falou sobre suas realizações no cargo e afirmou que sua equipe deixou um país melhor e mais forte do que oito anos atrás.

.