Investigadores estão analisando como um agente terrestre de companhia aérea conseguiu roubar um avião comercial vazio no Aeroporto Internacional de Sea-Tac, decolar e cair em uma pequena ilha em Puget Sound, em Washington, nos Estados Unidos. Ele foi perseguido por jatos militares mobilizados para interceptar a aeronave. Autoridades disseram que o homem era funcionário há mais de 3 anos da Horizon Airlines e que tinha permissão para estar entre as aeronaves, mas que não era um piloto licenciado. O homem de 29 anos usou um trator para manobrar a aeronave, que estava em uma área de manutenção, para então embarcar e decolar na noite de sexta-feira, segundo as autoridades.
Leia Mais
Avião roubado nos Estados Unidos mobiliza autoridades e cai em ilhaTiroteio após festa de rua deixa 10 feridos em ManchesterPresume-se que Russell tenha morrido no acidente. Um controlador de tráfego aéreo tentou convencê-lo a pousar o avião, mas ele se negou, argumentando que provavelmente a pena pelo crime seria de prisão perpétua. Mais tarde, afirmou: "Tenho muitas pessoas que se importam comigo. Isso vai desapontá-los ao ouvir que eu fiz isso... Sou um cara quebrado, tenho alguns parafusos soltos, eu acho." A família de Russell disse em comunicado que eles estão atordoados e com o coração partido. Eles referenciaram as gravações dele conversando com os controladores de tráfego aéreo e disseram que está claro que Russell não pretendia machucar ninguém.
Gary Beck, CEO da Horizon Air, que faz parte do Alaska Air Group, disse que não está claro como o homem sabia como ligar o motor, o que requer uma série de interruptores e alavancas.
O incidente ressalta um perigo potencial para viagens aéreas comerciais: funcionários de companhias aéreas ou aeroportuários dispostos a provocar o caos. "A maior ameaça que temos à aviação é a ameaça interna", disse Erroll Southers, um ex-agente do FBI e especialista em segurança de transporte, à Associated Press. "Aqui temos um empregado que foi autorizado a ter acesso à aeronave e tinha um conjunto de habilidades proficiente o suficiente para decolar aquele avião." Fonte: Associated Press..