Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Constituinte venezuelana tira imunidade de sete deputados por apoiar rebelião-lugardafinancas.com

Jornal Estado de Minas

Constituinte venezuelana tira imunidade de sete deputados por apoiar rebelião

A governista Assembleia Constituinte tirou nesta terça-feira (7) a imunidade de sete parlamentares venezuelanos por apoiar uma rebelião militar frustrada contra o presidente Nicolás Maduro, anunciou o órgão que rege o país com poderes absolutos.

"Foi suspensa a imunidade parlamentar" de Edgar Zambrano, Luis Florido, Henry Ramos Allup, Richard Blanco, Marianela Magallanes, Simón Calzadilla e Amerigo De Grazia, disse o presidente da Constituinte, Diosdado Cabello, após votações à mão erguida.

Mais cedo, o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ), acusado de servir Maduro, autorizou processar criminalmente os legisladores por "flagrante cometimento" de crimes como traição à pátria e conspiração nos eventos de 30 de abril.

"O que está vindo? Julgamento. Estamos fazendo a coisa certa", anunciou Cabello, indicando que "mais três deputados foram identificados" e serão submetidos ao mesmo procedimento, embora sem revelar seus nomes.

O número dois do chavismo sustentou que os congressistas "participaram ativamente" do levante liderado pelo líder parlamentar Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por 50 países liderados pelos Estados Unidos.

A Assembleia Constituinte suspendeu a jurisdição legislativa de Guaidó em 2 de abril por "usurpar" as funções de Maduro, a quem a maioria da oposição do Parlamento declarou ilegítima, razão pela qual o líder assumiu seus poderes em 23 de janeiro.

"Foi um ato em flagrante, portanto, não é necessário requisito ou pré-julgamento de mérito, vão diretamente a julgamento", disse Cabello.

Liderado por Guaidó e seu mentor, Leopoldo López, um pequeno grupo de soldados revoltou-se na base militar de La Carlota, em Caracas.

.