Jornal Estado de Minas

BUENOS AIRES

Presidente uruguaio chega à Argentina em meio a tensão no Mercosul

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, chegou nesta sexta-feira a Buenos Aires para se reunir com o colega argentino, Alberto Fernández, em meio à tensão causada por divergências econômicas no Mercocul, bloco que inclui Brasil e Paraguai.



Fernández oferecerá um jantar ao uruguaio, que receberá às 21h locais na residência oficial de Olivos, informou o governo argentino. O encontro entre os presidentes "tem o objetivo de analisar diferentes aspectos das relações bilateral e regional".

Lacalle Pou viajou acompanhado de seu chanceler, Francisco Bustillo, que promoveu o encontro juntamente com o colega argentino, Felipe Solá. Uma fonte oficial em Montevidéu afirmou que se trata de "uma retribuição pelo churrasco em Anchorena", um almoço cordial entre ambos ocorrido em novembro passado. O comunicado do governo argentino também cita esse encontro.

Após o evento no Uruguai, no entanto, os dois presidentes se confrontaram nas sucessivas reuniões de cúpula do Mercosul, em que Lacalle Pou defendeu que os países possam fazer acordos individuais com terceiros, enquanto Fernández sustentou que a regra do consenso dentro do bloco é inalterável.

audima