Jornal Estado de Minas

MÉXICO

Incêndio em plataforma da Pemex deixa cinco mortos e dois desaparecidos

Cinco pessoas morreram, seis ficaram feridas e outras duas estavam desaparecidas, após um incêndio ocorrido neste domingo em uma plataforma marítima da Petróleos Mexicanos (Pemex), confirmou a estatal nesta segunda-feira (23).



"Registramos a lamentável morte de cinco pessoas, seis feridos e dois desaparecidos. Entre os mortos, um é trabalhador da Pemex e quatro da empresa COTEMAR, há dois desaparecidos da empresa Escritório de Monitoramento de Condições e Integridade", disse em coletiva de imprensa o diretor da Pemex, Octavio Romero. "Os seis feridos estão sendo atendidos em hospitais" e um deles está em "estado grave", acrescentou Romero.

O acidente ocorreu às 17h10 (horário de Brasília) deste domingo na Plataforma E-Ku A2 do Centro de Processo Ku-A, localizada na Sonda de Campeche, durante tarefas de programas de manutenção. A plataforma, que produz energia para a extração de petróleo, teve sua atividade suspensa em mais de 100 poços, embora a previsão é de que a mesma seja retomada "assim que possível", entre esta segunda e terça-feira, explicou Romero.

"Existem 125 poços fora de produção e, com certeza, eles entrarão em operação de forma escalonada", afirmou Romero. Essa suspensão se traduziu em uma queda de 425 mil barris na produção diária de petróleo, de domingo a segunda-feira, acrescentou.

"Quanto irá nos custar (a suspensão da produção de petróleo)? O tempo que leva para voltarem esses poços à produção", questionou. Segundo o funcionário, um gerador de energia elétrica será transferido de outra instalação para a plataforma danificada, para que os poços voltem a funcionar.



- 'Busca exaustiva' por desaparecidos -

Alguns dos trabalhadores que perderam a vida "desenvolviam atividades de manutenção preventiva e limpeza das linhas de cabeças de sucção e descarga de gás dos compressores de bomba pneumática", continuou Romero.

"Continuamos na busca exaustiva pelas pessoas desaparecidas, na inspeção das instalações para avaliar os danos e iniciar uma análise (...) para determinar a origem" do incêndio, que foi controlado uma hora depois de começar, disse Romero.

A plataforma realiza também tarefas de recepção, compressão e entrega de gás em poços para produção de petróleo, e também gera energia elétrica.

"Desejamos de todo o coração que os feridos se recuperem e que aqueles que estão sendo identificados como desaparecidos apareçam", expressou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

O acidente ocorreu no momento em que a petroleira precisa aumentar seus investimentos para reverter uma queda prolongada em sua produção, que caiu de uma média de 3,4 milhões de barris por dia em 2004 para 1,7 milhão hoje.

Em 2020, a empresa perdeu cerca de 23 bilhões de dólares no que chamou de "a pior crise de sua história", devido à pandemia de covid-19. No segundo trimestre deste ano, a Pemex obteve um lucro de 14,364 bilhões de pesos (719 milhões de dólares), devido ao aumento nas vendas nacionais e externas.



audima