Kim Potter, 49 anos, foi considerada culpada de homicídio culposo em dezembro.
Os eventos ocorreram durante um controle de tráfego em abril de 2021 nos subúrbios de Minneapolis, Minnesota.
A agente sempre sustentou que ela sacou sua arma de serviço acreditando que estava usando seu taser quando Daunte Wright, de 20 anos, resistiu à prisão no Brooklyn Center.
A morte de Daunte Wright chocou os Estados Unidos, pois ocorreu durante o julgamento do policial branco Derek Chauvin, que durante um procedimento de prisão sufocou com o joelho um homem negro, George Floyd, em maio de 2020, também em Minneapolis.
Este incidente levou a gigantescas manifestações contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos e no exterior.
A agente "cometeu um erro trágico" ao realizar "uma prisão judicial", explicou a juíza Regina Chu para justificar a sentença. "Ela nunca quis causar danos", acrescentou a juíza, com lágrimas nos olhos.
Kim Potter será libertada da prisão após 16 meses e cumprirá o restante de sua sentença em liberdade condicional.
O promotor Matt Frank havia pedido uma sentença de pouco mais de sete anos de prisão para essa policial com 26 anos de carreira.
A família de Daunte Wright pediu "a sentença mais dura possível" para Kim Potter, porque a consideram culpada de assassinato.
Já o advogado da ex-policial, Paul Engh, argumentou que seu histórico de serviço era exemplar, ela manifestou remorso no julgamento e "não representa um risco para a sociedade".
Durante o julgamento em dezembro, a polícia declarou que a situação era "potencialmente perigosa".
Em 11 de abril de 2021, o motorista de um carro foi parado pela polícia e um colega por uma infração de trânsito menor. Ao perceberem que ele era alvo de um mandado de prisão, decidiram prendê-lo.
O jovem, que estava desarmado, não se permitiu ser algemado e ligou o carro para fugir. Kim Potter puxou o que ela pensou ser seu taser. Ela disparou um único tiro, ferindo fatalmente Daunte Wright.
Protestos violentos foram realizados no Brooklyn Center antes de Kim Potter ser presa.