"A Agência Efe decidiu suspender temporariamente, a partir de hoje, suas atividades informativas na Rússia", anunciou a maior agência de notícias em espanhol do mundo em um comunicado publicado em seu site.
Por sua vez, o grupo radiofônico público francês Radio France, que reúne sete emissoras de rádio, anunciou hoje à AFP que estava suspendendo temporariamente o trabalho de seus correspondentes na Rússia.
Além disso, a Radio France solicitou aconselhamento jurídico para saber se a lei russa se aplica aos jornalistas franceses.
Estes anúncios respondem à lei que Vladimir Putin sancionou na sexta-feira e que contempla penas de até 15 anos de prisão para quem difundir "informações falsas" sobre o exército russo.
Putin também aprovou uma lei que pune com multas, e até três anos de prisão, os indivíduos que pedirem sanções contra a Rússia.
"É a primeira vez desde 1970, ano em que a Efe abriu seu escritório permanente em Moscou, que a Agência se vê forçada a suspender as atividades de seus jornalistas credenciados na capital russa", explicou a Efe.
"A Agência Efe lamenta profundamente este gravíssimo ataque à liberdade de expressão; uma tentativa evidente do Kremlin de esconder a verdade da opinião pública", afirmou a diretora da agência notícias espanhola, Gabriela Cañas.