Jornal Estado de Minas

DÍLI

Timor-Leste vota neste sábado para eleger presidente

Os eleitores de Timor-Leste votam, neste sábado (19), para eleger o seu presidente para os próximos cinco anos, numa votação que será a mais disputada da história deste jovem país do Sudeste Asiático.



São 16 candidatos na disputa, incluindo quatro mulheres, que é o maior número de candidatos na história eleitoral do país, uma colônia portuguesa até 1975 e depois ocupado pela Indonésia até sua independência em 2002.

O atual presidente, Francisco Guterres, de 67 anos e líder do partido Fretilin, é candidato à reeleição.

"Se eleito, continuarei defendendo os direitos democráticos de nosso país e promovendo o desenvolvimento sustentável", disse.

Seu principal rival é o ganhador do Prêmio Nobel da Paz José Ramos-Horta, de 72 anos, que já foi presidente entre 2007 e 2012 e que tem o apoio do Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor (CNRT).

"O mais importante para mim é fortalecer a estabilidade e construir uma economia melhor", disse o antigo porta-voz da resistência timorense em seu colégio eleitoral.

Se nenhum candidato obtiver maioria absoluta, um segundo turno será realizado em 18 de abril.

A posse do novo chefe de Estado está marcada para 20 de maio, aniversário da independência do país.

Quase 860.000 pessoas são chamadas às urnas neste país de 1,3 milhão de habitantes, espalhados por 1.500 assembleias de voto equipadas com medidas anticovid.