Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Pesquisa em 18 países aponta forte alta da confiança nos EUA desde guerra na Ucrânia - Internacional - Estado de Minas-lugardafinancas.com

Jornal Estado de Minas

WASHINGTON

Pesquisa em 18 países aponta forte alta da confiança nos EUA desde guerra na Ucrânia

Uma maioria crescente de nações amigas dos Estados Unidos passou a ver Washington como um parceiro confiável desde a guerra na Ucrânia, de acordo com uma pesquisa internacional divulgada nesta quarta-feira.



A pesquisa entre 18 países realizada pelo Pew Research também mostrou que as opiniões negativas sobre a Rússia aumentaram ainda mais desde que Moscou invadiu a Ucrânia em fevereiro.

Na Suécia, que se candidatou à Otan logo após a invasão no final de fevereiro, 84% disseram que os Estados Unidos são um parceiro confiável, um salto de 21 pontos em relação ao ano anterior.

Ganhos significativos também foram observados na Coreia do Sul, onde 83% consideraram que os Estados Unidos são confiáveis, com alta de 25 pontos, e Canadá, com alta de 16, para 84%.

Outros países que viram aumentos na percepção de confiabilidade dos Estados Unidos incluem Alemanha, Austrália, Bélgica e Reino Unido.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lidera os esforços internacionais para enviar bilhões de dólares em armas e ajuda humanitária e impor duras sanções econômicas para punir a Rússia depois que seu colega Vladimir Putin desafiou seus avisos e invadiu a Ucrânia, provocando um sangrento conflito com seu vizinho.

As notas mais favoráveis tanto para os Estados Unidos quanto para o próprio Biden vieram da Polônia, que está na linha de frente do apoio à Ucrânia. Cerca de 91% dos poloneses veem os Estados Unidos de forma favorável e apenas 2% têm opiniões positivas sobre a Rússia, cuja visão favorável havia subido para 33% em 2019.

Grécia e Malásia foram os únicos países pesquisados onde menos da metade do público vê os Estados Unidos positivamente, com o número na Grécia caindo 15 pontos desde 2021 para 48%.

A pesquisa foi realizada entre 23.484 adultos em 18 países entre 14 de fevereiro e 11 de maio.