Jornal Estado de Minas

Mais de 18 estados concluem Conferências Estaduais de Saúde em outubro

O número de representantes escolhidos em cada cidade são proporcionais ao número da população. Eles irão representar seus estados na Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

Tábita Martins
 
Estados de todo o Brasil concluem as conferências da última etapa estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde. O objetivo é que os estados consigam eleger seus representantes para a conferência nacional. Em todo o Brasil já foram realizadas mais de 4,2 mil encontros municipais e mais dez estaduais – Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Goiás, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo.
Até o final de outubro, haverá encontros preparatórios estaduais no Maranhão no Acre no Mato Grosso do Sul, em Sergipe , Pernambuco , Piauí , Mato Grosso , Rio Grande do Norte, Paraná , Amapá , Paraíba, Amazonas, Rondônia , Roraima, Santa Catarina, Pará, e Rio de Janeiro.

Os mais de mil conferencistas que participaram da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhão foram convidados a debaterem sobre a reestruturação do sistema de gestão e a redefinição de pactos com os municípios, com a divisão do estado em 19 regiões e oito macrorregiões de saúde. Do total de 217 municípios maranhenses, 182 (84%) se mobilizaram na etapa municipal. Entre os destaques da 7ª Conferência Estadual do Mato Grosso do Sul, foram citados o fortalecimento da atenção básica. Na etapa municipal chegou a 100%, alcançando os 78 municípios.

Em Sergipe, a 5ª Conferência Estadual destacou a importância de 100% dos municípios terem realizado suas conferências. Sergipe leva 52 representantes para a Conferência Nacional. Já em Pernambuco, 182 dos 185 municípios realizaram conferências, contando com a participação de mais de 2 mil pessoas, incluindo representantes de usuários, profissionais de saúde, gestores do SUS e conselheiros de saúde. O número de delegados por município levou em consideração a população de cada cidade.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou na última segunda-feira (17) da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, em Curitiba. Nesta terça-feira (18) Padilha também inaugura uma Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro de Barreirinha, em Curitiba.