Jornal Estado de Minas

Depois de São Paulo e Rio, BH tem as maiores concentrações urbanas do país

Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que arranjo na capital mineira é formado por 22 cidades, com 4,7 milhões de habitantes

Estado de Minas

Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, as maiores concentrações urbanas do país estão em Belo Horizonte (22 cidades com 4,7 milhões de habitantes), segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em seguida, vem Recife (15 municípios com 3,7 milhões de habitantes), aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"É a primeira vez que o IBGE traz um quadro de municípios com forte relação entre si, desde pequenos arranjos populacionais, até grandes concentrações de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. O que esse estudo nos mostra é que não dá para pensar política de transporte ou de saúde, por exemplo, isoladamente", diz a pesquisadora Mônica O'Neill.

Mônica lembra que o conhecimento da dinâmica dos municípios também influencia decisões de investimento da iniciativa privada para, por exemplo, abrir novos negócios.

(Com Agência Estado)

.