Jornal Estado de Minas

Rio Ribeira

Tragédia: jovem morre afogado enquanto família pensava que era 'brincadeira'

Um jovem de 27 anos morreu afogado enquanto nadava no Rio Ribeira, próximo ao município de Iporanga, no interior de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros de Apiaí, a vítima se afogou na frente dos amigos e familiares, isso porque diziam achar que fosse uma "brincadeira" e que Jackson Fernando dos Santos Oliveira apenas “fingia”.





Ainda de acordo com os bombeiros, o jovem morava na região que é cortada pelo rio e estava acostumado a frequentar o local. Oliveira estava com os familiares da companheira, que não conseguiram socorrer o rapaz a tempo por causa do equívoco em achar que se tratava apenas de mais um momento de descontração. O corpo de Jackson foi encontrado nesta última terça-feira (11/8), mas a divulgação do caso só ocorreu nesta quarta (12/8).

O soldado Gabriel Borges relata ao portal G1 que a corporação só foi acionada 40 minutos depois do sumiço de Jackson. Neste período, os amigos e a companheira da vítima ficaram procurando pelo jovem no local.

"Ele estava nadando, atravessando o rio, quando afundou. Ele conseguiu sair uma primeira vez, mas afundou de novo e não voltou mais", contou o soldado.

Borges explicou que o município de Apiaí – cidade mais próxima da região com uma unidade da corporação – é distante cerca de 50km de Iporanga, o que não permitiu que os bombeiros chegassem no dia em que foram acionados para dar início as buscas.

O corpo só foi encontrado no dia seguinte ao afogamento, no início da noite de terça-feira, quando moradores o viram boiando. Após o resgate, os bombeiros acionaram as polícias Civil e Militar, que acionaram o serviço funerário. Jackson foi encontrado a cerca de 7km de distância de onde havia se afogado.