“Tenho absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, a tecnologia e a inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, expressa no texto. Ele diz ainda que durante sua gestão espera contar com a participação ativa das comunidades científica, tecnológica e empresarial.
Raupp é graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é especialista em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Exerceu as atividades de pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica, professor da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Entre os cargos que assumiu ao longo da carreira estão o de diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, diretor do Inpe e diretor-geral do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj), além de ter sido conselheiro e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É também membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA).
As mudanças nos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia foram anunciadas nessa quinta-feira pela presidência da República. O ministro da Educação, Fernando Haddad, deixará o cargo para concorrer à prefeitura de São Paulo. Aloizio Mercadante será o novo ministro da Educação e Marco Antonio Raupp assume o comando do ministério da Ciência e Tecnologia.