O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), voltou ao trabalho nesta terça-feira, após dois dias internado em Boa Vista, capital de Roraima. Ele foi diagnosticado com um quadro de diverticulite.
Leia Mais
Jucá segue internado em Boa Vista com quadro de divurticuliteRomero Jucá passa mal e é internado em Roraima com diverticuliteJucá Acuado dedica Zezé Di Camargo a algozesPimentel diz que apoia decisão do PT no caso AécioJucá deve participar da votação no plenário do Senado que pode derrubar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Na semana passada, a Primeira Turma da Corte determinou que o tucano seja afastado do mandato e fique em casa à noite.
A decisão, porém, foi interpretada por parlamentares como uma afronta à separação de Poderes e abriu uma crise institucional.
Em busca de um entendimento, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e a presidente do STF, Cármen Lúcia, conversaram várias vezes desde a semana passada. Embora a ministra tenha sinalizado com um acordo ao marcar para a semana que vem a votação de uma ação que pode pacificar o assunto, o Senado manteve a votação para esta terça-feira.
Na semana passada, o líder do governo foi um dos articuladores da reação dos senadores para derrubar a decisão contra o tucano. Um dos argumentos é de que não há previsão constitucional para que o Supremo afaste parlamentares do mandato sem o aval do Legislativo.
.