O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) comparou o movimento Black Lives Matter com o nazismo na Alemanha nesta terça-feira (28). Em postagem no Twitter, o filho do presidente fez uma analogia entre o jogador de beisebol americano Sam Conrod e o alemão August Landmesser.
Leia Mais
Deputado Eduardo Bolsonaro é operado em BrasíliaEduardo Bolsonaro sobre a COVID-19: 'cada um que use aquilo indicado pelo médico'Eduardo Bolsonaro e a prisão domiciliar que é para 'ladrão amigo do rei'Mulheres negras e indígenas que marcaram a História estão em mostra virtual do Senado“Num jogo de beisebol nos EUA, o jogador Sam Coonrod se recusou a fazer o ato quase humilhante de apoio ao black lives matter, movimento que espalha caos por onde passa. A imagem lembrou o alemão August Landmesser, que corajosamente se recusou a saudar Hitler. E vc, quem quer ser?”, escreveu.
Entenda
Na última sexta-feira (24), o arremessador do San Francisco Giants, Sam Coonrod, se recusou a ajoelhar durante o hino nacional antes do jogo citando sua fé cristã como motivo. A homenagem foi feita para o movimento Black Lives Matter, que luta pelos direitos iguais entre brancos e pretos e pela justiça da morte de negros pela polícia nos Estados Unidos.
Em entrevista à NBC Sports, Coonrod explicou que "não pode se ajoelhar diante de nada além de Deus". Ele também disse que recusaria a se ajoelhar para o movimento Black Lives Matter, dado o que o "grupo realmente representa”.
Já August Landmesser, foi um operário do estaleiro Blohm %2b Voss em Hamburgo, Alemanha. Ele ficou conhecido por aparecer em uma fotografia recusando-se a fazer a saudação nazista no lançamento do navio de treinamento SSS Horst Wessel em 13 de junho de 1936. Casado com uma judia, ele foi preso por “desonrar a raça”.
Black Lives Matter
Em 2020, diversos protestos espalhados pelo mundo surgiram com essa bandeira. Os atos simultâneos realçam a crescente insatisfação com o tratamento dado pela polícia às minorias, cujo estopim foi o assassinato de George Floyd, em Mineápolis, Estados Unidos, em 25 de maio.
Nazismo
Vale relembrar que o nazismo construiu um estado totalitário na Alemanha na década de 1930, sendo esse fato o principal motivo de eclosão da II Guerra Mundial.
*Estagiária sob supervisão de Álvaro Duarte