Jornal Estado de Minas

POLÍTICA

Deputado bolsonarista questiona segurança das urnas; TSE neutralizou tentativa de ataque

O deputado federal do Paraná, Filipe Barros (PSL), usou as redes sociais para comentar um boato que ganhou força neste domingo. Em seu Twitter, ele afirma que o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi hackeado durante as eleições municipais. 




 
“TSE hackeado no dia das eleições. Mas as urnas eletrônicas são super confiáveis, viu?”, escreveu.  
 
Apesar da fala do deputado, o sistema do TSE não chegou a ser hackeado. Em coletiva, o ministro Luís Roberto Barroso disse que houve uma tentativa de ataque ao sistema que abriga as informações da Justiça Eleitoral, mas o perigo foi totalmente neutralizado. 
 
“Houve de fato uma tentativa de ataque com quantidade de acessos maciços para tentar derrubar o sistema como um todo. A informação que tenho é que houve uma tentativa de derrubar o sistema. Mas está tudo funcionando bem", disse o ministro.
 
Barroso ainda tranquilizou os eleitores sobre o resultado das eleições, sobre o qual não há risco de uma eventual tentativa de ataque ter influência. "Ainda que pudesse haver problema na transmissão de dados, tudo o que acarretaria de transtorno seria atraso, mas não com comprometimento de resultado", completou. 

audima