Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Lula pede para Zema colocar metrô de BH como prioridade de governo - Politica - Estado de Minas-lugardafinancas.com

Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Lula pede para Zema colocar metrô de BH como prioridade de governo

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã deste sábado (22/10) que uma expansão do metrô de Belo Horizonte precisa partir de uma parceria entre governos estadual e federal. O candidato à Presidência da República disse que será eleito presidente este ano e que conversará com Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, sobre as prioridades no estado, dentre elas o transporte ferroviário.





Lula relembrou o tempo em que era presidente da República, entre 2003 e 2010, e a relação com Aécio Neves (PSDB), ex-governador de Minas.

Atualmente, um acordo entre Zema e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta reeleição, pretende expandir o metrô de BH a partir da privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no estado mineiro.

"Quando eu era presidente, a gente fez a linha 1 do metrô. O metrô, para ser construído, é preciso que tenha parceria entre governo do estado e Governo Federal. O Aécio, a gente discutiu metrô no meu primeiro mandato, depois o Aécio disse que ia privatizar o metrô, que ia tentar fazer concessão, e é muito fácil falar em fazer concessão, mas é muito difícil", iniciou.





"Quando nós ganharmos as eleições, e estamos certos que vamos ganhar as eleições, eu pretendo na primeira semana convocar todos os governadores eleitos, independentemente do partido a que eles pertençam, para conversar as prioridades de cada estado e pedir para cada um pelo menos apresentar três projetos que são imprescindíveis para o estado. E quem sabe, então, o governador coloca o metrô como imprescindível, é importante", afirmou posteriormente.

No atual projeto de concessão acordado por Zema e Bolsonaro, a nova concessionária terá um aporte de R$ 2,8 bilhões mais R$ 400 milhões do governo estadual para pagamento de dívidas, término da linha 1 (Eldorado/Venda Nova) e construção da linha 2 (Calafate/Barreiro). O leilão de concessão está marcado para dezembro de 2022.

"Vai ser assim com o metrô de Minas Gerais. Se o governador tiver interesse de fazer o metrô, nós temos que conversar e que coloque isso como prioridade. É isso que vai acontecer", também afirmou Lula.




 
 
 

Disputa


Lula terminou à frente no primeiro turno, com 48,43% dos votos válidos. Bolsonaro teve 43,20%. Bolsonaro também ficou atrás do petista em Minas, com 43,6%. Lula recebeu 48,29% dos votos.

Minas é o segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 12.655.228 eleitores no primeiro turno, atrás somente de São Paulo - com 27.189.714 votos. O segundo turno da eleição ocorre em 30 de outubro.