Jornal Estado de Minas

Dentro do mundo da Pixar

Jogo permite interagir e fazer parte das aventuras de personagens famosos, como o menino Andy, o astronauta Buzz e o xerife Woody

Cecília Pinto Coelho
Com o game, é possível interagir e ajudar os personagens de vários desenhos em suas aventuras - Foto: Fotos: Microsoft/DivulgaçãoEm Toy story, os brinquedos fiéis do menino Andy – o astronauta Buzz Lightyear e o xerife Woody – ganham vida em seu quarto. Já na animação Os incríveis, é uma família de super-heróis que volta à rotina de aventuras depois de levar anos de uma vida pacata e comum aos mortais. E, em Carros, são os veículos de corrida que falam e testam sua velocidade em competições pelo mundo. Em comum, esses desenhos animados e personagens famosos da Pixar – empresa de animação digital pertencente à Walt Disney – têm o encanto que provocaram em milhares de crianças nas telinhas do cinema.
Mas os pequenos também podem agora fazer parte das aventuras de cada um desses desenhos ao interagir e ao ajudar os diversos personagens em diferentes missões. O Kinect Rush, uma aventura da Disney-Pixar, jogo para o Xbox 360 que demanda o acessório Kinect e permite, inclusive, que o jogador se transforme em um dos personagens.

O sensor do Kinect capta a imagem do jogador e as cores da roupa que está usando. A partir daí, há uma adaptação que cria a versão virtual do jogador, que se torna um brinquedo animado, um super-herói, um ratinho e até um carro de corrida. Itens como corte de cabelo, óculos e outros acessórios também ficam disponíveis para escolha. Assim, antes mesmo de começar o game, é possível montar o seu próprio perfil.

Depois dessa etapa inicial, o jogador desce de um ônibus com outras crianças e entra no parque da Pixar. Como em todos os games destinados ao Kinect do Xbox, Rush deixa para trás os tempos em que era possível jogar confortavelmente do sofá e exige fôlego do jogador, que, ao entrar no parque, já precisa correr para escolher uma das cinco atrações disponíveis: Toy story, Os incríveis, Ratatouille, Carros e Up — altas aventuras.

Em cada um desses mundos, há diversas fases para serem passadas. No início de cada uma delas, é explicada a missão que deve ser cumprida. Os cenários são bem detalhados e remetem àqueles presentes nos desenhos animados. A trilha sonora também colabora para a sensação de estar mergulhado e de fazer parte da animação.

Na primeira fase de Toy story, por exemplo, o jogador se torna um robô e ajuda o xerife Woody a achar pilhas espalhadas pela creche Sunnyside – cenário da terceira edição da animação. Flechas apontam a direção do caminho a ser percorrido e dão dicas de como conseguir alguns objetivos.

Interação
Tanto no mundo de Up – altas aventuras quanto no de Os incríveis é preciso ter disposição para passar por fases que exigem pulos constantes. No segundo, o jogador, que se torna um ser superpoderoso e ganha roupa parecida com a da família de heróis, enfrenta explosões e pode até voar.

Na primeira fase de Up, o escoteiro acompanha e incentiva com diversas frases o jogador em busca da casa que é arrastada por milhares de balões. Além de pular por obstáculos, como troncos de árvores, é preciso correr e remar um caiaque rio abaixo.

Para os fãs da animação Ratatouille, o jogo também não deixa nada a desejar. É possível deslizar por canos, andar pelos telhados de Paris, entrar no subterrâneo dos esgotos da cidade luz e ainda conhecer os bastidores da cozinha do famoso restaurante do Gusteau. Lá, o jogador acerta tomates na cara do sous-chef Skinner e desvia golpes dados por ele.

Finalmente, outro grande sucesso da Pixar que está presente no jogo é Carros. Nele, o jogador se transforma em um carro de corrida e pode andar por Radiator Springs e outros cenários conhecidos do desenho. Personagens famosos da trama, como o Mate – o guincho enferrujado – , correm junto e ajudam até a pegar moedas.

Com tantas opções, o jogo agrada a família inteira e traz muitos momentos de diversão. Os cenários e a trilha sonora fazem o jogador realmente mergulhar no mundo da Pixar e ter a sensação de ser mais um personagem.

- Foto: » Produção: Microsoft
» Desenvolvimento: Asobo Studios
» Plataforma: Exclusivo para Xbox 360 (requer Kinect)
» Número de jogadores: 1 (single-player) ou 2 (multiplayer)
» Preço: R$ 99
» Classificação indicativa livre

Avaliação
Jogabilidade
Entretenimento
Gráficos
Som