Passado o rebuliço causado pelo início do embate entre Xbox One e PlayStation 4, da Microsoft e da Sony, respectivamente, anunciados na Electronic Entertainment Expo, E3, em Los Angeles (EUA), a expectativa é pela chegada ao mercado dos novos títulos de games anunciados para estes consoles. A Nintendo também anunciou novos títulos das principais franquias da empresa. EA, Square Enix, Ubisoft, Warner e outras disponibilizaram na feira cópias de demonstração dos títulos para dar uma ideia do que está por vir. Confira a seguir quais foram os games de maior destaque ao longo dos três dias de feira.
'Zelda: a link between worlds' é um dos destaques entre os lançamentos - Foto: Nintendo/DivulgaçãoNINTENDOEntre os lançamentos, destaque para Mario Kart 8 (Wii U), Super Mario 3D world (Wii U), Yoshi’s new island (3DS), Super smash bros (Wii U e 3DS), Pokémon X & Y (3DS), Zelda: a link between worlds (3DS) e um remake em alta definição de Zelda: the wind waker (Wii U). Zelda: a link between worlds apresentará um novo poder para Link: entrar em paredes na forma de um desenho bidimensional. Pokémon X & Y chamou a atenção por ter criado um outro tipo de monstro: fada, que será supereficiente contra Pokémons do tipo dragão. Super smash bros terá pela primeira vez Megaman como um personagem jogável. Já a principal novidade apresentada em Mario Kart 8 é a direção antigravidade: será possível dirigir em paredes e até em tetos sem cair, o que amplia as possibilidades de trajeto.
KONAMI
'Metal gear solid V: phantom paine': voz do protagonista será de Kiefer Sutherland, astro da série 24 horas - Foto: Konami/DivulgaçãoApós muito mistério, um trailer de sete minutos revelou os personagens principais de Metal gear solid V: phantom paine e os diferentes cenários. Pela primeira vez na franquia, o jogo terá mundo aberto em vez de um caminho específico que o jogador deve percorrer. A história mostrará Snake um pouco mais velho, ainda não convertido no consagrado vilão Big Boss. Mas a maior surpresa ficará por conta da mudança de dublador para a voz do protagonista. Após mais de 15 anos de trabalho na série, David Hayter foi substituído por Kiefer Sutherland, o astro da série de televisão 24 horas. Chegará às lojas em 2014, para a geração atual de consoles e para a nova.
UBISOFT
Jean Guesdon, diretor de criação da Ubisoft Montreal, apresenta 'Assassin's Creed IV: Black Flag'. Sistema de navegação mais elaborado está entre as novidades - Foto: Kevork Djansezian/Getty Images/AFPNo quarto capítulo da série, Assassin’s creed IV: black fag, o jogador estará no controle do protagonista, Edward Kenway, um jovem pirata dividido entre a vida de pilhagem nos mares e o legado da liga de assassinos à qual pertence. O game terá como novidade um sistema de navegação que permitirá ao usuário invadir outros navios e recrutá-los para montar uma frota. Será possível incrementar o barco do protagonista e torná-lo cada vez mais forte. Chega às lojas em fins de outubro na América do Norte para plataformas anteriores e as novas. O outro grande trunfo da Ubisoft é Watch dogs. No controle de Aiden Pierce, um hacker com passado violento, o jogador poderá invadir sistemas eletrônicos de Chicago. Por exemplo: em uma fuga dentro do metrô, será capaz de controlar a velocidade ou até parar o tráfego numa rua para causar confusão. Será lançado em 19 de novembro para as plataformas atuais e versão para o Xbox One e o PlayStation 4.
'Watch dogs' é apontado como franquia mais promissora da empresa - Foto: Robyn Beck/AFP
WARNER
'Batman: Arkham origins' trará evolução na forma de ganhar pontos de experiência e, como inovação, a possibilidade de reconstituir acontecimentos - Foto: Robyn Beck/AFPO demo do game na E3 mostrou o mesmo sistema de combates e combos, mas a forma de ganhar pontos de experiência evoluiu. Agora, ao fim de cada embate, o jogador recebe uma nota de acordo com o desempenho. Quanto melhor, mais pontos. O enredo se passa alguns anos antes do primeiro jogo da série Arkham, com um Batman mais jovem. O criminoso Máscara Negra põe um prêmio de US$ 50 milhões pela cabeça do herói, o que faz oito vilões o perseguirem por Gotham. Uma das principais inovações do jogo será a possibilidade de analisar cenas de crimes de forma retrógada, ou seja, reconstituir os acontecimentos de trás para a frente. Ao usar esse modo, o jogo demonstrará, numa espécie de replay inverso, o que aconteceu antes da chegada de Batman ao local. Tem lançamento previsto para 25 de outubro. Sairá para a atual e a nova geração de consoles.
SQUARE ENIX
Final fantasy XV teve trailer de exibição, mas sem muitos detalhes - Foto: David Mc New/ReutersPara fãs de franquias consagradas voltam duas séries. A primeira é Final fantasy, com Final fantasy XV, demonstrada apenas com um trailer sobre os principais personagens. A segunda é Kingdom hearts, com Kingdom hearts III. O jogo surge sete anos após o segundo capítulo da franquia, lançado em 2006, para o PS 2. A demora se deve principalmente ao fato de a Square Enix ter priorizado games secundários da coleção para outras plataformas, como PSP e Nintendo DS. O terceiro Kingdom hearts também surpreendeu por, pela primeira vez, chegar a um console da Microsoft – será lançado também para o Xbox One.