“O TED gosta que coloquemos uma pulga atrás da orelha das pessoas”. Com essa justificativa, Daniele Amaral, coordenadora do site de engajamento cívico Votenaweb, explica que não irá apresentar números sobre a plataforma, mas sim tentar desmitificar o mito do perfil do cidadão participativo durante o TEDx Praça da Liberdade, que será realizado amanhã no Museu das Minas e do Metal. A primeira edição do evento, cujo tema é “Cidade 2.0”, trará quatro palestrantes que vão debater ideias e projetos que contribuem para que Belo Horizonte seja pensada pelo viés da web social.
Com 90 mil participantes, o Votenaweb, lançado em 2009, apresenta e coloca em votação projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, de forma simples e resumida. O resultado é encaminhado à casa. A coordenadora do projeto abrirá a sessão de palestras com o tema “Redefinindo cidadãos”. Segundo ela, o novo cidadão busca conhecimento para ter uma atuação mais participativa: adota uma postura mais propositiva. “Eles perceberam que não adianta só criticar ou se afastar, resolveram trazer a política para o dia a dia deles”, diz.
Daniele explica que esses indivíduos participativos têm diferentes estilos e idades: usam Facebook, assistem aos vídeos do Porta dos Fundos, jogam Candy Crush, mas contribuem para diminuir a distância entre políticos e cidadãos por meio da rede. “O distanciamento gera um grau de desconfiança grande na população”, ressalva.
Amaral conta que, após as manifestações que se espalharam pelo país em junho, houve um aumento no número de acessos ao site. Além disso, ela explica que os participantes estão mais bem informados sobre temas muito específicos, como a PEC 37, projeto de lei que limita a atuação do Ministério Público para realizar investigações criminais. “Eles sabem as siglas e o que significam. Já escutaram em vários lugares. Debatem com conteúdo”, ressalta. Ela observa também que o número de compartilhamentos aumentou, já que as pessoas não querem ficar de fora da discussão do momento. O site deve ganhar versão mobile até o fim do ano, além de novas ferramentas para se preparar para as eleições presidenciais de 2014.
Participante do projeto Baixo Bahia Futebol Social, a arquiteta e urbanista Priscila Musa fará um paralelo entre a história de exclusão da cidade e do futebol. “Vou contar como esse esporte foi se elitizando, se distanciando da rua, e como a cidade também foi privatizando seus espaços públicos”, diz. Criado no carnaval de 2011, o time começou como brincadeira, espécie de concretização do sonho de uma das jogadoras de ter um time feminino. O nome veio da “sede”: debaixo do Viaduto Santa Tereza, próximo à Rua da Bahia.
Com o tempo, o projeto tomou um tom mais sério e intervenções foram feitas nas praças da Savassi, da Estação, da Assembleia e de Santa Tereza como incentivo à ocupação do espaço público. Para ela, a cidade 2.0 é aquela em que há apropriação dos espaços pelo povo. O ambiente virtual seria essa extensão do espaço público: um local para divulgar ações e convocar pessoas. “É uma força que tem que ser usada com moderação, mas não há dúvida de que a internet tem essa capacidade de mobilização”, afirma.
Na sequência, haverá a apresentação da palestra “Re-imaginando a cidade”, com Bernardo Biagioni. O palestrante é co-idealizador do movimento iLoveBuble e idealizador da galeria de arte contemporânea Quarto Amado (quartoamado.com), que envolve música, literatura, fotografia e artes plásticas, com foco nos talentos locais. Tarcísio Ribeiro, do Mercado Novo BH, fechará o evento com “Redesenhando geografias”. Ribeiro é artista plástico e impulsionou a retomada da Casa do Conde e, posteriormente, da Estação do Conde. À frente do Mercado das Borboletas, espaço de artesanato, gastronomia mineira e entretenimento, pretende implantar incubadoras permanentes de cultura, mídias digitais e projetos socioambientais.
História
TED é a sigla para Tecnologia, Entretenimento e Design, em português. É uma organização sem fins lucrativos dedicada a espalhar boas ideias. Começou há 29 anos, como uma conferência de quatro dias na Califórnia (Estados Unidos), e cresceu para apoiar múltiplas iniciativas. Em 18 minutos, os palestrantes são convidados a contar sobre sua experiência ou pensamento. Personalidades como Bill Gates e Gordon Brown, ex-primeiro ministro britânico, já foram palestrantes do TED. Há dois grandes eventos anuais e os TEDx, eventos locais e auto-organizados em todo o mundo. As palestras são divulgadas no site.
TED x Praça da Liberdade
» Data: 20 de setembro de 2013 (sexta-feira)
» Local: Museu das Minas e do Metal
(Praça da Liberdade s/nº - Prédio Rosa)
» Sessão 1: Daniele Amaral, “Redefinindo cidadãos” – 10 às 11h30
» Sessão 2: Priscila Musa, “Reinventando a experiência urbana” – 12 às 13h
» Sessão 3: Bernardo Biagioni, “Re-imaginando a cidade” – 14h30 às 16h
» Sessão 4: Tarcísio Ribeiro, “Redesenhando geografias” – 16h30 às 18h
Inscrições gratuitas: https://tedxpracadaliberdade.com.br