A partir deste mês, os pacientes de Sabará que fazem uso de insulina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vão perceber uma importante mudança: o medicamento deixará de ser distribuído em canetas descartáveis e passará a ser fornecido em canetas reutilizáveis. A novidade promete mais praticidade, economia e, principalmente, um cuidado maior com o meio ambiente.
De acordo com a prefeitura, com o novo sistema, o paciente precisará apenas trocar o refil de insulina, utilizando a mesma caneta por até três anos — prazo de validade do equipamento. A mudança elimina a necessidade do descarte frequente das canetas plásticas, que antes eram jogadas fora a cada nova aplicação.
- Índice de qualidade de vida em Sabará fica acima da média nacional
- Prefeito de Sabará anuncia carreta da saúde para aliviar demanda em postos
O Executivo destaca que, além de reduzir a geração de resíduos, a nova estratégia representa mais economia para o sistema de saúde e comodidade para quem utiliza a medicação diariamente.
A substituição será feita de forma gradativa nas unidades de saúde da cidade, garantindo que todos os usuários recebam orientação adequada para o uso correto da caneta reutilizável.