

Ovo e beleza: confira 10 dicas para usar o alimento no rosto e no cabelo
Além de ter vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade, o ovo é reconhecido por seus benefícios cosméticos
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

Os ovos, além de serem fonte versátil de nutrientes na culinária, também têm sido cada vez mais reconhecidos por seus benefícios cosméticos. Do cuidado com a pele ao tratamento capilar, os ovos oferecem uma gama de nutrientes essenciais que podem ajudar a promover uma pele radiante e cabelos saudáveis. Vamos explorar 10 maneiras criativas de incorporar os ovos na rotina de beleza:
1. Máscara facial de clara de ovo: A clara de ovo é rica em proteínas e pode ajudar a tonificar e firmar a pele, reduzindo a aparência de poros dilatados, além de ter colágeno, que dá elasticidade à pele. Quando combinada com iogurte, uma ótima fonte de ácido láctico, esta máscara esfolia o rosto, deixando-o macio e suave.
2. Máscara de ovo para cabelos danificados: A gema do ovo é uma fonte de ácidos graxos e vitaminas que podem ajudar a restaurar a hidratação e o brilho dos cabelos secos e danificados.
25/06/2024 - 04:00 Saudade dos tempos em que médico atendia de unha encravada a parto 13/07/2024 - 04:00 Harmonização de pizza e vinho dá um toque gastronômico à refeição comum 16/07/2024 - 04:00 Fazer compra mensal é o ideal, mas não é tarefa fácil
3. Tratamento para cabelos oleosos: A clara de ovo pode ajudar a controlar a produção de óleo no couro cabeludo, deixando os cabelos mais limpos e com aparência mais fresca.
4. Esfoliante facial de ovo e açúcar: A mistura de clara de ovo e açúcar pode criar um esfoliante suave que remove as células mortas da pele, deixando-a macia e renovada.
5. Condicionador natural para cabelos: A gema do ovo é rica em proteínas e nutrientes que podem ajudar a fortalecer e nutrir os cabelos, deixando-os mais suaves e fáceis de pentear.
6. Máscara clareadora para a pele: A clara de ovo pode ajudar a clarear manchas escuras e uniformizar o tom da pele, deixando-a mais luminosa e radiante.
7. Tratamento para olheiras: Aplicar clara de ovo sob os olhos pode ajudar a reduzir o inchaço e a aparência de olheiras, proporcionando aparência mais descansada.
8. Condicionador para cutículas: Massagear a gema do ovo nas cutículas pode ajudar a hidratá-las e fortalecê-las, prevenindo a quebra e promovendo unhas saudáveis.
9. Máscara capilar nutritiva: A mistura de ovos, azeite e mel pode criar uma máscara capilar nutritiva que hidrata e fortalece os cabelos, deixando-os mais brilhantes e resistentes.
10. Clara de ovo tem propriedades antimicrobianas: O efeito se dá através da enzima lisozima, que reduz os poros da pele, reduzindo o acúmulo de sujeira e poeira entre eles, o que pode diminuir a acne, além de ser anti-inflamatória.
Maximize os efeitos da máscara facial com cuidados antes e depois: antes de uma pessoa aplicar clara de ovo no rosto, ela deve fazer teste de alergia, o qual envolve a aplicação de uma pequena quantidade de clara nas costas atrás da orelha, já com pele higienizada. Espere cerca de duas horas e depois enxágue. Examine a área para garantir que não haja vermelhidão, coceira, inchaço ou outro sinal de reação alérgica. É um teste simples, o diagnóstico correto é sempre feito por um profissional.
Se já viu que não tem alergia, o próximo passo é limpar a pele. Encontre um limpador facial desenvolvido para o seu tipo de pele e use-o. A limpeza ajuda a preparar o rosto para absorver os nutrientes e ingredientes ativos da máscara, maximizando a eficácia.
Depois de retirar a máscara facial, você deve hidratar a pele ainda úmida. Escolha um hidratante adequado a seu tipo de pele e passe. Lembre-se, também, de usar, no dia a dia, protetor solar indicado pelo seu médico.
Insira ovos na alimentação. Eles são repletos de vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, como vitaminas do complexo B representado por tiamina, riboflavina, colina, vitamina B12, ácido fólico, piridoxina, biotina e vitaminas lipossolúveis A, D, E, K. Além disso, contêm minerais, como ferro, selênio, magnésio e zinco, além dos carotenoides luteína e zeaxantina, conhecidos pela função protetora dos olhos e da visão, com função antioxidante.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.