A coluna recebeu material que vale a pena divulgar, pois o que mais se escuta é sobre a falta de atendimento médico. A clínica do UniBH terminou o primeiro semestre deste ano com 13,5 mil atendimentos, superando em 30% o atendimento de 2024. A ênfase maior é que o serviço é gratuito. Vejam o que a coluna recebeu:

“Espaço dedicado a oferecer serviços de saúde gratuitos a moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, incluindo atendimentos em medicina, odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, a Clínica Integrada do UniBH fechou o primeiro semestre de 2025 com 13.595 atendimentos, crescimento de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram efetuadas 10.517 consultas.

Localizada no campus Buritis, a unidade de assistência é equipada com alta tecnologia e disponibiliza um ambiente onde a integração entre especialistas, docentes e estudantes enriquece a experiência clínica e acadêmica.

De acordo com a coordenadora da Clínica Integrada de Saúde, Sheila Lisboa, o local tem importância estratégica, pois além de ser aberto ao público, algumas áreas como a medicina funcionam como um braço secundário do Sistema Único de Saúde, o SUS, com várias especialidades e serviços, entre eles avaliação de cirurgia ambulatorial, dermatologia, neurologia, geriatria, endocrinologia, reumatologia, cardiologia, pneumologia adulto e infantil e psiquiatria.

'A integração entre diferentes áreas, como psicologia e psiquiatria, também é um dos nossos diferenciais para oferecermos um atendimento completo', destaca, acrescentando outras funcionalidades do escopo de serviços prestados.


'A Clínica de Nutrição, por exemplo, abrange diagnósticos e tratamentos em pediatria, obesidade, controle alimentar, gestantes e idosos, enquanto na fisioterapia as áreas atendidas incluem cardiologia, pneumologia, neuropediatria, ortopedia, gerontologia, saúde da mulher e neurologia adulto', explica.

Ainda segundo Sheila Lisboa, a Clínica Integrada de Saúde do UniBH é um campo de pesquisa com projetos para desenvolvimento de novos medicamentos capazes de auxiliar no tratamento de diversas doenças.

'Também temos parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), entidade em Belo Horizonte dedicada ao atendimento de mulheres recuperandas, com foco em reinserção social e ressocialização humanizada. No local, oferecemos atendimento odontológico, nutricional e saúde da mulher em geral.'

No segundo semestre, a clínica contará com uma sala de vacinas para oferecer à comunidade os imunizantes disponíveis no calendário do SUS para crianças, adultos e idosos, de acordo com o Programa de Imunização do Ministério da Saúde.

Todos os atendimentos ocorrerão em conformidade à Política Nacional de Humanização criada em 2003.

Os atendimentos podem ser agendados por meio de dois contatos no WhatsApp: (31) 98495-0294 ou (31) 97164-7177. Já as consultas de medicina, por sua vez, são realizadas seguindo uma lista de pacientes previamente encaminhados pela Prefeitura de Belo Horizonte.”

 

 

compartilhe